PUBLICIDADE

Aos 114 anos, morre "seu Carlito", o habitante mais longevo de São Gabriel e um dos homens mais idosos do mundo

Sua vida, legado e memórias que ecoam através das gerações

23 abr 2024 - 12h04
Compartilhar
Exibir comentários

No último sábado (20), faleceu Carlito Dolores Antunes, aos 114 anos de idade, tornando-se o morador mais idoso de São Gabriel e um dos homens mais longevos do planeta. Conhecido como "seu Carlito", nasceu em 2 de fevereiro de 1910 e passou sua vida dedicado ao trabalho rural, crescendo no interior do município ao lado de seus 11 irmãos. Teve quatro filhos, 10 netos e nove bisnetos.

Foto: Arquivo Pessoal / Porto Alegre 24 horas

Quando veio ao mundo, o Brasil era governado por Nilo Peçanha (1909 a 1910), o sétimo presidente na história da República. Desde então, testemunhou 32 mudanças de presidente, desde Nilo Peçanha até Luiz Inácio Lula da Silva.

Coincidentemente, sua idade igualou a de Juan Vicente Pérez Mora, venezuelano certificado em 2022 pelo Guinness Book como o homem mais velho do mundo. Juan Vicente também faleceu em abril deste ano, no dia 2, com a mesma idade de Carlito. Contudo, o venezuelano era nove meses mais velho.

Carlito celebrou seu 114º aniversário em 2 de fevereiro deste ano, em uma festa junto com sua família em sua residência próxima à BR-290. Recentemente, foi internado na Santa Casa de Caridade de São Gabriel para tratar feridas em suas pernas e realizar exames de rotina, mas acabou não resistindo e veio a óbito.

O aposentado trabalhador rural viveu mais de 45 anos ao lado de Lucinda Rodrigues Antunes, com quem teve seus quatro filhos. Apaixonado pela vida rural e pelas tradições, apreciava churrascos em família e cuidava de gansos e gado em sua propriedade.

Quanto à sua dieta, seu filho José Homero revela: "Ele era fã de uma 'carne gordinha'."

Seu desejo era que sua família permanecesse unida após sua partida. Sua filha Sônia lembra da vida ao seu lado com carinho: "Foi muito bom viver todos esses anos com ele. Ele era muito amoroso, nunca bateu em nenhum de nós, sempre criou com muito carinho."

Apesar da idade avançada, Carlito era lúcido e comunicativo. Sua bisneta Gabriele Nunes de Oliveira relembra das histórias e ensinamentos que recebeu dele e destaca sua lucidez até o fim.

Seu corpo foi velado na Funerária São José e sepultado no Cemitério Municipal de São Gabriel no domingo (21).

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade