Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ana Paula Tavares: conheça a angolana que venceu o Prêmio Camões 2025

A decisão foi tomada em uma reunião virtual que contou com um júri composto por membros de Brasil, Portugal, Angola e Moçambique

10 out 2025 - 16h56
Compartilhar
Exibir comentários

A escritora, poeta e historiadora angolana Ana Paula Tavares, de 72 anos, conquistou nesta quarta-feira (8) o Prêmio Camões 2025. A honraria é a principal premiação literária da língua portuguesa, organizada conjuntamente pelo governo de Portugal e pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) do Brasil. A vencedora receberá 100 mil euros, um dos maiores valores em prêmios literários do mundo.

Ana Paula Tavares
Ana Paula Tavares
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Ana Paula Tavares agora se junta a um grupo seleto de 36 nomes que já venceram a premiação, incluindo João Cabral de Mello Neto, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Mia Couto, José Saramago, Lygia Fagundes Telles e Chico Buarque.

A decisão foi tomada em uma reunião virtual que contou com um júri composto por membros de Brasil, Portugal, Angola e Moçambique.

O júri justificou a escolha de Ana Paula Tavares "distinguindo a sua fecunda e coerente trajetória de criação estética e, em especial, o seu resgate de dignidade da Poesia". O grupo completou que a obra da escritora ganha "relevante dimensão antropológica em perspectiva histórica", graças ao "lirismo sem concessões evasivas" e ao compromisso com a produção em crônica e ficção narrativa.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, celebrou a escolha como uma homenagem à força da literatura lusófona: "Sua poesia, tecida de memória, resistência e afeto, revela a potência das vozes africanas e femininas que enriquecem os patrimônios culturais."

O presidente da FBN, Marco Lucchesi, classificou a poeta como uma "representante extraordinária" da lusofonia e destacou seu compromisso ético ao "reivindicar as questões da África, do Brasil e de Portugal, atenta aos grandes desafios contemporâneos."

Biografia de Ana Paula Tavares

Ana Paula Tavares nasceu na província angolana de Huíla, em 1952. Iniciou sua formação em história em Lubango e, em 1992, mudou-se para Portugal, onde concluiu a graduação, fez mestrado em Literaturas Africanas na Universidade de Lisboa e doutorado em antropologia na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, ela leciona na Universidade Católica de Lisboa.

Sua obra literária é vasta, com mais de dez livros entre poesia, crônicas e romances. Alguns títulos importantes são: Ritos de Passagem (1985), O Lago da Lua (1999) e A Cabeça de Salomé (2004). Em 2004, ela já havia recebido o Prêmio Mário Antônio de Poesia e, em 2007, o Prêmio Nacional de Cultura e Artes de Angola na categoria literatura. Suas obras estão presentes em antologias publicadas em países como França, Alemanha e Suécia.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade