Alunos com deficiência visual recebem óculos com inteligência artificial em Porto Alegre
Serão beneficiados 46 estudantes e dez professores com o equipamento que possui uma câmera acoplada à armação
A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre entregou nesta quarta-feira (26) óculos especiais com inteligência intuitiva aos alunos com deficiência visual matriculados na rede de ensino. O equipamento, produzido por uma empresa israelense, possui uma câmera acoplada à armação que escaneia textos em qualquer superfície e os transforma em áudio, além de reconhecer rostos, produtos, cédulas de dinheiro e textos em português, inglês e espanhol.
O prefeito Sebastião Melo entregou simbolicamente os óculos aos alunos Gabrielle Morales da Rosa, de 13 anos, e ao professor André Vicente da Silva. Ao todo, 46 alunos e dez professores serão beneficiados pelo investimento de cerca de R$ 1 milhão da prefeitura.
"A inclusão social é o caminho para melhorar a educação", disse o prefeito Sebastião Melo. A secretária de Educação, Sônia Rosa, comentou que a inovação é essencial para a educação e que o recurso tecnológico irá contribuir para a equidade e inclusão social dos alunos, permitindo que tenham mais autonomia e oportunidades.