Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alerta climático: Veja que regiões do Brasil terão tempestades e inundações

Inmet e Cemaden emitem avisos severos para as regiões Norte e Sul, enquanto o Sudeste monitora riscos de deslizamentos

16 jan 2026 - 11h01
Compartilhar
Exibir comentários

O cenário meteorológico desta sexta-feira (16) coloca diversas regiões do Brasil em estado de vigilância devido ao risco de tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém cinco alertas ativos, destacando áreas de risco elevado. A combinação de calor e umidade, somada a fenômenos sazonais, traz a previsão de chuvas que podem ultrapassar os 100 mm em apenas 24 horas em pontos isolados, acompanhadas de ventos que chegam a 100 km/h.

Risco de tempestades e inundações em algumas regiões
Risco de tempestades e inundações em algumas regiões
Foto: Canva / Perfil Brasil

Regiões do Brasil com risco de tempestades

Na região da Amazônia, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica a formação de nuvens carregadas. Estados como o Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia devem enfrentar tempestades com alto índice de raios e rajadas de vento. Além do volume de chuva, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um aviso de "inundação gradual". O transbordamento de rios e igarapés ameaça áreas ribeirinhas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, no Acre (AC), e em Tefé, devido à propagação das ondas de cheia.

A situação é crítica em todo o estado do Rio Grande do Sul e nas áreas sul e oeste de Santa Catarina. A Defesa Civil gaúcha alerta para o risco de tempestades severas que podem causar destelhamentos e quedas de árvores, especialmente na região nordeste do estado. Há, ainda, uma forte possibilidade de queda de granizo, o que reforça a recomendação para que a população evite áreas abertas e proteja veículos e eletrônicos durante os temporais.

Por fim, no Sudeste, o foco muda para o risco geológico. Em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o solo encharcado eleva a possibilidade de movimentos de massa (desabamentos e escorregamentos). Assim, cidades como Pouso Alegre, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos estão no radar para enxurradas e extravasamento de córregos. As autoridades recomendam que moradores de encostas fiquem atentos a qualquer sinal de rachaduras ou inclinação de postes e árvores.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade