Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem é o pastor Océlio Nauar, que fez discurso racista no Pará

Líder religioso da Assembleia de Deus fez discurso que gerou indignação ao falar que “branquinhas são mais caras”

12 ago 2025 - 12h21
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O pastor Océlio Nauar, da Assembleia de Deus, gerou indignação após um discurso racista e sexista em congresso no Pará, enquanto sua equipe defende que a fala foi tirada de contexto e motivada por questões políticas.
Internautas criticaram a atitude do pastor; "Preconceito não é de Deus"
Internautas criticaram a atitude do pastor; "Preconceito não é de Deus"
Foto: Reprodução/@revocelionauar/Instagram

O pastor Océlio Nauar, da igreja Assembleia de Deus, causou indignação nas redes sociais no último fim de semana devido a um discurso racista durante um congresso feminino da igreja no Pará. Ele tornou-se líder religioso após um escândalo envolvendo outro pastor.

Nauar afirmou durante o congresso feminino da Assembleia de Deus, em Itaituba (PA), que mulheres brancas são "mais caras" do que as negras, uma frase racista e sexista. "Quando você for casar, escolha com quem for casar. Se você escolher uma branquinha, tem mais despesa, é mais caro. Escolhe uma morena que gasta menos. As branquinhas começam a ter um negócio aqui, tem que comprar mais creme, vai ficando cara. Mas, o amor é cego", declarou.

A fala foi feita no último dia 9 e gerou muitos protestos nas redes sociais, nas quais descreveram a postura do líder religioso como “lamentável” e cobraram uma retratação.

Ao Terra, a equipe do pastor afirmou que a frase foi tirada de contexto. "Océlio estava falando a respeito de sua esposa, que é branca, e que teve um sério problema de pele que custou muito caro". Além disso, destacou que "um grupo movido por intenções políticas infamou esse corte para prejudicar a boa imagem do pastor".

Depois do caso, o pastor desativou os comentários dos posts mais recentes em seu perfil no Instagram. Em um dos posts com comentários ainda ativados, usuários criticaram o pastor, afirmando que ele “precisa ler mais a Bíblia”.

Quem é o pastor?

Natural da cidade de Tucuruí, também no Pará, Océlio Nauar tem 66 anos e é casado com Áurea Warly. Além da atuação como líder religioso, ele é proprietário de uma faculdade no município paraense.

Segundo informações do Lattes, ele é graduado em Teologia pela Faculdade de Educação Teológica de Lorena, em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, e é especializado em Administração Escolar e em Filosofia Contemporânea.

O pastor também é mestre em teologia e, atualmente, é pastor presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus e professor titular da Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel.

Océlio assumiu a presidência da igreja em abril deste ano, após um escândalo sexual envolvendo o presidente anterior. O pastor Riter Marques renunciou ao cargo após ter um vídeo íntimo vazado na internet. Antes de assumir a presidência, Océlio Nauar ocupava o cargo de 1º Vice-Presidente.

Em 2019, Océlio esteve em Brasília para participar de um culto de ação de graças promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em 2019, Océlio esteve em Brasília para participar de um culto de ação de graças promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Foto: Reprodução/Facebook

Em 2019, Océlio esteve em Brasília para participar de um culto de ação de graças promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, o pastor tirou fotos ao lado de Bolsonaro e entregou placas em homenagem ao ex-presidente, uma concedida pela Assembleia de Deus de Tucuruí, e outra concedida pela Faculdade Gamaliel.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade