PUBLICIDADE

BBB24: telespectador do reality tem muita dificuldade de "engolir" protagonista negro

Se uma pessoa branca estivesse passando por tudo que Davi enfrenta dentro da casa, o BBB24 já teria um campeão garantido

25 jan 2024 - 09h27
(atualizado às 14h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Davi encara verdadeira perseguição dos outros brothers dentro da casa
Davi encara verdadeira perseguição dos outros brothers dentro da casa
Foto: Divulgação / Globo / Estadão

Como muito de vocês sabem, estou em uma viagem dos sonhos. Por isso, “infelizmente” não estou conseguindo acompanhar o BBB24 com a frequência que fiz nas outras edições. Ainda assim, quando consigo, fico espantado como os participantes desse ano estão focados negativamente no Davi e como tem gente do lado de fora tentando ver coerência nesse tipo de conduta.

Teve o caso em que ele acordou e fez o café da manhã para todo mundo. Os outros participartantes  reclamaram porque ele tinha preparado tudo muito cedo (!), que a banana já tava fria, que ele quer fazer isso para ganhar biscoito e tome falar mal do cara por trás.

Daqui em diante, as coisas pioram muito já que ele, que agora está na xepa, está sendo mal falado por outros participantes por ter faltado fruta e açúcar no VIP, sendo que ele esteve no VIP, após um bom tempo na xepa e fez apenas UM bolo com frutas de diferente. Eles não culparam as pessoas que fizeram as compras da semana, já que, provavelmente, são amiguinhos. Prefeririam acusar Davi, que nem no grupo abastado está.

A última foi uma coisa que escancarou a perseguição que o Davi vem passando. Ele “ousou” dizer que é econômico, que mil reais fazem falta no orçamento, que ele está sempre pensando no dia de amanhã e que ele busca agradar sua companheira dentro dessa lógica. A galera começou a falar que ele ia acabar só. É brincadeira? Que isso era um absurdo, que a mulher merecia mais. Ele, com uma paciência e educação que eu não teria, falou: “Eu não irei ficar sozinho porque eu não tenho só dinheiro para oferecer. Tenho carinho, amor, respeito, cuidado. Mulher não se conquista através de dinheiro”. Ainda assim, seguiram nessa conversa.

Eu poderia ficar um bom tempo aqui discorrendo como sobre ser pobre faz com que as pessoas tenham medo da escassez e sejam bem mais regrada em relação ao dinheiro. Poderia falar também como estavam tentando usar isso para insinuar que Davi não valoriza sua companheira em uma tentativa de querer queimá-lo com público. Até porque, em determinado momento, os brothers falaram sobre a idade da companheira do Davi, que é mais velha do que ele, e que ele não gasta o dinheiro DELE. Dando a entender que, talvez, ele fosse que um "aproveitador".

Isso é um pouco do que aconteceu com o baiano em um período bem curto de tempo. Não é desde o início do programa, não. Não teria tempo hábil para falar das chateações que ele já passou. A questão é que, com toda a perseguição nítida, o cara ainda está longe de ser unanimidade. Ano passado, uma planta venceu o programa porque foi acusada meio que injustamente UMA vez e isso já foi suficiente para comprarem o enredo dela. Parece também que nem a edição está querendo dar tanto enredo ao Davi porque várias coisas citadas acima nem foram ao ar no último programa.

Todos falam que perseguir faz entregar o programa nas mãos de tal participante. Engraçado que bastou ele ser um cara preto para que essa máxima fosse alterada. Tem determinados corpos que as pessoas não têm empatia. Não tem jeito. E não tem empatia porque são racistas. Por mais que pareça exagero, isso é exatamente o que acontece no nosso dia a dia. A sociedade como um todo está ali para enaltecer o acerto da pessoa branca, para levantar caso ela caia e para acolher quando ela erra. Já com preto, se enaltecê-lo, ele vai se achar. Se cair, que se levante só e, se errar, tem que ser punido severamente.

É por isso que muitos realities flopam. Preto confiante e protagonista é colocado como vilão, preto protagonista e humilde está se fingindo, enquanto os brancos, apenas por existir, ganham a simpatia e preferência do público rapidamente. O BBB é só um extrato de como o privilégio branco auxilia e, às vezes, determina quem terá a chance de alcançar o topo.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
Publicidade
Publicidade