Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Opinião: cela especial para quem quis dar golpe de Estado ou para quem rouba para comer?

A lógica do correto é balizada sobre tudo por que tipo de cidadão comete o crime; para negros e pobres sempre é a barbárie

28 nov 2025 - 18h39
Compartilhar
Exibir comentários
Cela da PF onde Bolsonaro vai cumprir pena tem cama de solteiro, frigobar, ar-condicionado e 12 metros quadrados; veja
Cela da PF onde Bolsonaro vai cumprir pena tem cama de solteiro, frigobar, ar-condicionado e 12 metros quadrados; veja
Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Bolsonaro foi preso e isso não é segredo para ninguém. O ex-presidente está sendo investigado por muitas coisas e graças aos seus filhos acaba se complicando ainda mais. Mas não só das asneiras dos filhos o capitão vive. Suas próprias escolhas também são péssimas porque poderia ter saído ileso de várias dessas acusações gravíssimas.

Eu não quero discutir a legalidade de cela especial, eu estou refletindo o peso que dão para as coisas. Na minha cabeça, golpe de estado é uma parada muito significativa. Meu medo é que não estão tratando isso da maneira correta. Justamente por ser um movimento que muda toda lógica política e democrática e possibilita que tudo seja mudado em pouquíssimo tempo. Muitas pessoas não entendem que o golpe de Estado é mudar como as coisas acontecem nos três poderes. Todas as etapas que envolvem a tramitação de projeto, julgamento e etc são descartados e uma nova forma é instaurada, forma essa que não tem nada de democrática.

De uma outra perspectiva temos um país racista onde pessoas negras são a grande maioria dos pobres. Não por incompetência mas pelas mazelas escravagistas. Essas pessoas que não tem o mínimo necessário para se viver dignamente por vezes cometem o grande “erro” de roubar para comer e para alimentar suas crias. Mães que pegam tempo de cadeia por tentar roubar miojo, leite, biscoito e coisas nesse sentido. Para essas são reservadas toda truculência do estado e o rigor da lei.  Celas apertadas, superlotadas, violência carcerária e coisas muito piores como ficar longe dos seus filhos.

O que estou tentando apontar é que de um lado temos um ex-presidente, que teve todo acesso à informação, que está na política há anos, que já falou em prol da tortura, que tem falas que flertam com higienismo social, tentando dar um golpe de Estado e, provavelmente, tentaria implementar uma ditudura junto aos militares e de outro estamos falando de pessoas em extrema vulnerabilidade que o erro foi uma tentativa de comer para não morrer de fome. Na minha cabeça são crimes com pesos muito distintos. Um querendo derrubar a democracia e o outro querendo não deixar seus filhos morrerem de fome. Qual desses merecia uma cela especial?

A cela que Bolsonaro está no centro de São Paulo seria um aluguel de uns 5000 reais, vocês estão cientes, né? Uma suíte com ar condicionado, TV, janela e até frigobar. Só faltou uma adega de vinhos e frios à vontade para se tornar meu sonho. O indivíduo está sendo investigado por tentativa de golpe de Estado tendo na sua prisão uma vida melhor do que 70% da população brasileira. Não há artigo, lei e qualquer outro tipo de juridiquês que me faça entender o desbalanceamento da Justiça.

Não dá para a gente falar de democracia enquanto o dinheiro determina que tipo de punição você terá. Se você comete um crime e a fiança é 100 mil reais você está estabelecendo um valor para aquela infração e deixando explícito quem pode ou não cometer crimes. O mesmo vale para o poder, que vê na Justiça uma aliada para cometer infrações e não um órgão de punição. Se as autoridades não fizerem de Bolsonaro e sua corja um exemplo eles não serão vistos como exemplos para temer e sim para ser seguido.

Fonte: Luã Andrade Luã Andrade é criador de conteúdo digital na página do Instagram @escurecendofatos. Formado em comunicação social e membro da APNB. Luã discute questões étnico raciais e acredita que o racismo deva ser debatido em todas as esferas da sociedade. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade