Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ministério das Mulheres garante segunda fase do primeiro censo lésbico nacional

O LesboCenso foi iniciado em 2022 e visa enfrentar a falta de dados oficiais sobre a população lésbica

11 jan 2024 - 11h38
Compartilhar
Exibir comentários
LesboCenso
LesboCenso
Foto: iStock: LeoPatrizi

Na última sexta-feira, 5, o Ministério das Mulheres garantiu a realização da segunda fase do LesboCenso Nacional, um projeto que visa mapear as vivências no Brasil. O levantamento, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas em todos os estados, já está em andamento, com previsão de conclusão até dezembro de 2024. 

A importância desta iniciativa é ressaltada pelo ministério devido à escassez de dados e informações sobre a população lésbica, que não estão disponíveis nos registros oficiais do Estado brasileiro.

Quem são as 10 lésbicas pioneiras que fizeram história? Quem são as 10 lésbicas pioneiras que fizeram história?

O projeto receberá um financiamento total de R$ 250 mil reais do Ministério das Mulheres. Serão conduzidas 130 entrevistas em todas as Unidades da Federação, contribuindo para a elaboração do estudo. Os resultados serão disponibilizados em formato de e-book e artigos científicos. 

A Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política (SENATP), do Ministério das Mulheres, é a responsável pela iniciativa, que será executada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituição parceira do projeto. A assinatura do Plano de Trabalho ocorreu em 5 de dezembro, envolvendo a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e a vice-reitora da UFPR, Graciela Ines Bolzón de Muniz.

LesboCenso Nacional

A compilação de informações relativas aos corpos, práticas e vivências lésbicas no país visa criar uma estratégia para enfrentar os ataques conservadores, garantir acesso aos direitos e fornecer apoio e acolhimento essenciais para esse grupo.

Há dois anos, em janeiro de 2022, teve início o LesboCenso Nacional, marcando a primeira coleta de dados abrangendo aspectos como trabalho, educação, saúde, relacionamentos, relações familiares e redes de apoio de lésbicas de todas as regiões do país. A fase inicial do levantamento envolveu a participação de 22 mil lésbicas, proporcionando uma quantidade substancial de dados inéditos sobre o tema.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade