PUBLICIDADE

Maria da Penha terá proteção do Ceará após receber ameaças nas redes sociais

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, esteve no estado para visitar a ativista e conversar com o governador Elmano de Freitas

7 jun 2024 - 17h08
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Maria da Penha, símbolo da luta contra a violência doméstica no Brasil, receberá proteção do Estado do Ceará. Além disso, a casa onde ela viveu será transformada em memorial com apoio do governo do Estado.
Maria da Penha recebe ameaças e terá proteção do estado do Ceará
Maria da Penha recebe ameaças e terá proteção do estado do Ceará
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A ativista Maria da Penha, símbolo da luta contra a violência doméstica no Brasil, receberá proteção do Estado do Ceará após ser alvo de ataques de pessoas da extrema-direita e dos “red pills” e “masculinistas”, grupos de comunidades digitais que disseminam ódio contra as mulheres.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, esteve no Ceará para visitar a ativista e, também, conversar com o governador Elmano de Freitas e com a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, para fornecer proteção a Maria da Penha.

5 coisas que você não sabia sobre a Lei Maria da Penha 5 coisas que você não sabia sobre a Lei Maria da Penha

"É inaceitável que Maria da Penha esteja passando por esse processo de revitimização ainda hoje no Brasil, 18 anos após ter emprestado seu nome a uma das leis mais importantes do mundo para a prevenção e o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres", escreveu Cida Gonçalves no Instagram.

Segundo Elmano de Freitas, Maria da Penha terá proteção do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos. "Tomei conhecimento das ameaças sofridas pela ativista Maria da Penha por grupos de comunidades digitais que disseminam ódio contra as mulheres. São ações repugnantes e inadmissíveis", afirmou o governador na rede social X.

Além disso, também foi anunciado que a casa onde a ativista viveu será transformada em um memorial. "Maria da Penha é símbolo de resistência e avanço na luta pelos direitos das mulheres. E isso inclui preservar sua história e memória", disse a ministra das Mulheres nas redes sociais.

"Outro passo fundamental nessa direção é que a residência onde Maria da Penha viveu à época das violências, em Fortaleza, vai virar um memorial, com apoio do governo do estado do Ceará, que declarou o imóvel como de utilidade pública."

Lei Maria da Penha

Em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu dupla tentativa de homicídio que a deixou paraplégica em 1983, a Lei Maria da Penha foi criada em 2006 após a luta da ativista por justiça para mulheres vítimas de violência doméstica.

Em caso de violência contra a mulher, denuncie. Violência contra a mulher é crime, com pena prevista de até 3 anos de prisão. Ao presenciar qualquer episódio de agressão contra mulheres, denuncie. Você pode fazer isso por telefone (ligando 190, 180 ou 100), pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil - ou pela página do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Também pode procurar uma delegacia, normal ou especializada.

Saiba mais sobre como denunciar aqui.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade