PUBLICIDADE

Livro celebra a obra de Paulo Ito por meio da conexão entre literatura e graffiti

"Litera-Rua" celebra a história do artista visual que pinta espaços públicos a céu aberto há mais de 25 anos O post Livro celebra a obra de Paulo Ito por meio da conexão entre literatura e graffiti apareceu primeiro em AlmaPreta.

24 nov 2023 - 17h37
Compartilhar
Exibir comentários

A Editacuja Editora, em parceria com o artista Paulo Ito, lança o livro "Litera-Rua — poéticas inspiradas nos grafittis de Paulo Ito", resultado de uma conversa entre a obra de Ito com 10 escritores que transformaram os grafittis em texto literários dos mais diversos gêneros. A obra celebra os 25 anos de pintura do artista visual em espaços públicos a céu aberto.

"Litera-Rua" ficcionaliza a vida contemporânea: o "autor" é o desenhista e seus grafittis a base para a composição de textos inspirados no universo do artista. O objetivo da publicação é criar diálogos entre a literatura e a arte urbana e experimentar as histórias que um "desenho" pode provocar. 

"Nunca fiz arte de rua para deixar a cidade menos cinza, mas para refletir sobre a conjuntura social e política brasileira e sobre as relações que se dão nos territórios urbanos, sobretudo em São Paulo, cidade onde vivo e me expresso. Olhando bem para cada traço presente na publicação, em desenho ou palavra, é possível ver um pouco das desigualdades seculares que, de vez em quando, saltam à poesia para, quem sabe, produzir alguma transformação", explica Paulo Ito em nota para a imprensa.

Os dez escritores envolvidos no material são: Antônio Prata, Beso, Daniel Minchoni, Kevin Kraus, Marçal Aquino, Marcelino Freire, Mel Duarte, Micheliny Verunschk, Natalia Timerman e Pedro Marques. 

"Os autores foram convidados a partir de critérios como sinergia com a temática, com a cidade e com a obra de Paulo Ito, autoras e autores de quem somos leitores com o equilíbrio entre reconhecidos e premiados e aqueles que acreditamos que precisam ser reconhecidos", explica a editora Érica Casado, que classifica a obra como "um jogo entre espectador, leitor e narrador".

O material já está disponível para compra na Editacuja Editora.

O post Livro celebra a obra de Paulo Ito por meio da conexão entre literatura e graffiti apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade