Graysexualidade: entenda a identidade usada por quem quase não sente atração
O termo é usado por pessoas que não se identificam como assexuais nem alosexuais
Graysexualidade é um termo que está em alta para definir a chamada "zona cinzenta" da sexualidade. É uma identidade adotada por quem não se identifica como assexual, quem não sente nenhum tipo de atração sexual, nem como alossexual, pessoas que sentem atração sexual regularmente.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Pessoas que se identificam como graysexuais se diferem de pessoas assexuais porque sentem algum tipo de atração sexual, mas ela surge muito raramente, de maneira esporádica, em baixa intensidade ou apenas em situações muito específicas.
Segundo a Asexual Visibility & Education Network, organização pioneira dos Estados Unidos para inclusão de pessoas assexuais, pessoas que se identificam com a graysexualidade fazem parte da comunidade assexual, mesmo que já tenham tido experiências sexuais no passado ou que sintam algum tipo de atração.
A demissexualidade, outro termo bastante utilizado quando o assunto é assexualidade, é quando uma pessoa só sente atração sexual com pessoas com quem tem um forte vínculo emocional. Ela pode ser associada à graysexualidade, mas as duas identidades são diferentes, pois uma pessoa graysexual pode se atrair por alguém com quem não tem intimidade.
A graysexualidade e outras formas de sexualidade são diferentes do celibato. Este acontece quando uma pessoa decide não ceder à atração sexual e se privar de relações. No caso de pessoas assexuais ou do espectro cinza, essa atração não existe ou é muito rara.