Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dança dos Famosos: discurso de Jojo Todynho expõe fragilidade no elenco

Especialista e influenciadora refletem sobre como falta de diversidade implica na autossabotagem da comunidade gorda

5 abr 2022 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários
Jojo Todynho e seu professor de dança
Jojo Todynho e seu professor de dança
Foto: Instagram

Jojo Todynho, de 25 anos, revelou no “Dança dos Famosos” que sente-se insegura com seu corpo. Segundo ela, as críticas da internet e a autossabotagem complementam o combo. As falas, apesar de vistas como emocionantes pelo público, expõem uma falha grave no elenco do quadro: a falta de diversidade de corpos. 

Do ponto de vista psicológico, esse desconforto de Jojo Todynho pode ser interpretado como medo do imaginário do público, que, por falta de representatividade no universo artístico, relaciona dança sempre a corpos magros. Além disso, o fato de a cantora ser uma referência para outras pessoas gordas gera mais pressão em torno de seu desempenho no programa, pois, caso fracasse, a possibilidade disso ser atrelado a seu sobrepeso é grande.

Em seu discurso Jojo Todynho diz que o medo de “não conseguir” foi um desafio no “Dança dos Famosos”. Babu Carreira, atriz, podcaster e ativista gorda, acredita que esse medo pode ser atrelado à falta de diversidade não só no quadro do “Caldeirão”, mas como no mundo das artes em geral, pois sem corpos diversos, quando uma pessoa ocupa uma vaga nesse segmento pode sempre existir o estranhamento: “Eu deveria estar aqui?”.

“Várias vezes fiz testes e ao ver que competia com pessoas magras pensava: ‘Não vou passar’”, lembra ela, que fez um relato pessoal.

Jéssica Souza, psicóloga clínica, afirma que para além da diversidade, existe também a questão da descrença popular. A exemplo de Jojo, que alçou a uma posição no “Dança dos Famosos”, mas que pode sentir que não merece este posto por conta das opiniões alheias, que acreditam que seu corpo seja limitado pelo peso - o que não é necessariamente verdade. 

“Existem corpos gordos capazes de dançar e outros que não, assim como existem corpos magros que dançam e outros que não”, acrescenta Babu, fazendo uma analogia. 

A falta de diversidade e a extinção da descrença em relação à corpos gordos, claro, é um problema bem maior que o “Dança dos Famosos”, mas sinaliza para uma questão importante e que se vê pouco representada na televisão, principalmente no dominical apresentado por Luciano Huck.

Em contrapartida, nos últimos tempos a cena de profissionais gordos da segunda arte tem crescido bastante. Thais Carla, Noelle Rodriguez e as irmãs Jore Marshall e Amari Marshall, por exemplo, têm dado um show de talento por onde passam, mas na visão do ativismo ainda há muito a ser feito.

Se cuide!

Caso você tenha se identificado com o discurso de Jojo Todynho no “Dança dos Famosos” ou com a visão de Babu Carreira, a dra. Jéssica Souza indica alguns exercícios para “fugir” dessas armadilhas mentais. O primeiro deles é: discernir se o pensamento de “não merecimento” é algo seu ou que vem do outro; depois, é importante se questionar: porque eu acho que não mereço? Em terceiro, continue se indagando: porque não me coloco em lugares melhores?

“É um processo de autoconhecimento, para tratar além disso é necessário avaliação e terapia com um psicólogo”, orienta ela. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade