Conmebol anuncia parceira com Observatório da Discriminação Racial para combate ao racismo
Plano de alfabetização racial e campanhas de conscientização sobre o racismo são alguns dos projetos
Em meio a vários casos de racismo no futebol sul-americano, a Conmebol anunciou nesta quinta-feira que firmou uma parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol para ter mais efetividade em suas medidas contra ações antiesportivas em seus torneios.
A organização foi fundada em 2014 com o objetivo de levantar debates sobre casos de descriminação no esporte e também para efetuar ações educativas e informativas com o objetivo de eliminar a intolerância.
La CONMEBOL busca potenciar el impacto de sus iniciativas para hacer frente al racismo y la discriminación.
A CONMEBOL busca potenciar o impacto das suas iniciativas no combate ao racismo e à discriminação.#BastaDeRacismo#CreeEnGrande #AcrediteSempre
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) August 17, 2023
"Essa aliança, sem dúvida, nos dará mais e melhores ferramentas para continuar avançando esses objetivos e levantando nossa voz, conscientizando e focando corretamente nossas iniciativas para enfrentar esse desafio", explicou Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol.
O acordo assinado entre as duas partes visa a assessoria do Observatório à Conmebol para a aplicação de políticas mais efetivas de combate ao preconceito, através de um plano de alfabetização racial e de diversidade e de campanhas de conscientização sobre o racismo, em torneios como a Libertadores e a Sul-Amerciana.
"Estamos muito satisfeitos em iniciar essa parceria com a Conmebol e unir forças para gerar maior inclusão social e eliminar a violência e a discriminação racial do esporte. Estamos otimistas de que os resultados serão alcançados, com ações importantes e continuas", disse Marcelo Carvalho, fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.
-1if0kr93ixhet.jpg)