Entenda as diferenças entre preconceito, racismo e discriminação
Essas ações contribuem para a exclusão e opressão de pessoas
O racismo, o preconceito e a discriminação são termos frequentemente usados para descrever atitudes e comportamentos negativos em relação a grupos étnicos e culturais. Embora estejam relacionados, esses conceitos têm significados distintos. Confira.
Preconceito
O preconceito é uma atitude negativa em relação a um indivíduo ou grupo, sem conhecimento ou informação para basear essa avaliação. Essa atitude é baseada em estereótipos e opiniões pessoais. Um exemplo disso é quando alguém assume que pessoas com deficiência são incapazes de realizar certas atividades, como praticar esportes.
Racismo
É uma discriminação contra uma pessoa por causa de suas características, como cor de pele e tipo de cabelo, e origem étnica. É uma forma de opressão que envolve ideias e práticas que consolidam a inferiorização dessas pessoas. Um exemplo de racismo é quando uma pessoa é ofendida com xingamentos por causa da sua cor de pele ou quando uma pessoa se recusa a interagir com outra também por causa de sua cor de pele ou características étnicas.
Discriminação
É uma ação ou prática que resulta em desigualdade de tratamento em relação a um indivíduo por motivos de gênero, orientação sexual, idade, entre outros. A discriminação pode levar à violência, à exclusão social e à violação de direitos humanos. Um exemplo de discriminação é quando uma pessoa é impedida de receber atendimento médico por causa de sua orientação sexual.