Volkswagen tem plano B caso seu carro elétrico de 20 mil euros não decole: está vendendo mais salsichas do que carros
A ironia de uma montadora como a VW vender mais salsichas do que carros reflete as profundas dificuldades pelas quais passa
Estamos passando por um momento crucial na história da Volkswagen. O sonho da marca alemã de oferecer ao público em geral um carro elétrico a um preço não exorbitante ou, como eles próprios anunciaram, "para todos", foi apresentado sob o nome de ID. Every1, um utilitário na fronteira dos 20 mil euros (R$ 128,6 mil) como limite. Acontece que, se as coisas derem completamente errado, a VW tem um trunfo na manga. Porque vende mais salsichas do que carros.
Recorde inesperado
A Volkswagen fechou 2024 com um dado surpreendente: vendeu mais currywurst, a famosa salsicha alemã, do que carros. Enquanto a fabricante entregou 5,2 milhões de veículos em todo o mundo, sua divisão de alimentos atingiu o recorde de 8,5 milhões de salsichas vendidas, 200 mil a mais do que em 2023.
É claro que, embora o inesperado sucesso gastronômico tenha sido comemorado pela empresa, não há dúvida de que ele não parece compensar a difícil situação financeira pela qual passa.
Queda nas vendas
Os excelentes dados sobre salsichas são acompanhados por outros certamente negativos. Os resultados anuais mostraram uma queda de 30,4% no lucro líquido, apesar de um ligeiro aumento de 0,7% na receita total. A queda nas vendas na China, seu mercado mais importante, foi um duro golpe, já que o país registrou o menor nível de entregas de veículos Volkswagen em mais de uma década.
Enquanto isso, fabricantes chinesas como a BYD ganharam espaço com modelos elétricos mais baratos, ultrapassando a VW como a maior ...
Matérias relacionadas
Os donos do futebol já sabem qual é o próximo alvo a ser bloqueado: os Amazon Fire TV
Quase ninguém sabe, mas esta é a maneira correta de se livrar das fezes dos seus cachorros
Tem este aparelho em casa? Ele consome tanta energia elétrica quanto 65 geladeiras