PUBLICIDADE

Vídeo: Primeiro trem grafitado exclusivamente por mulheres começa a operar em Porto Alegre

A grafitagem, além de integrar a programação do Mês da Mulher da Trensurb, destaca o papel das mulheres na sociedade.

25 mar 2024 - 15h21
(atualizado em 27/3/2024 às 09h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira (25), entrou em operação o primeiro trem grafitado exclusivamente por mulheres no Brasil. O projeto, intitulado Identidade de Rua, liderado pelo Instituto Trocando Ideia, em parceria com a Trensurb e patrocínio da Caixa Econômica Federal, culminou na pintura do trem 106 do metrô gaúcho. A iniciativa visa promover a arte urbana feminina e marca o início das celebrações dos 25 anos do Instituto Trocando Ideia.

Foto: Reprodução / Rede Social / @jamaikahsantarem / Porto Alegre 24 horas

Durante o ato de entrega realizado na sede da Trensurb nesta sexta-feira (22), Fabiana Menini, coordenadora de projeto do Instituto Trocando Ideia, expressou sua gratidão à empresa metroviária e à Caixa Econômica Federal pelo apoio à iniciativa. As artistas Bina Brum, Bruna Rison, Jamaikah Santarém e Jay Moraes foram responsáveis pela transformação do trem em uma verdadeira galeria móvel de arte. A grafitagem, além de integrar a programação do Mês da Mulher da Trensurb, destaca o papel das mulheres na sociedade.

Em suas manifestações, as artistas destacaram a importância do projeto para o empoderamento feminino e a visibilidade das mulheres na arte urbana. Bina Brum enfatizou a representatividade das mulheres da comunidade em sua obra, enquanto Bruna Rison ressaltou os desafios enfrentados por mulheres artistas. A grafitagem, além de ser uma expressão artística, é também uma forma de dar voz às mulheres, como afirmou Jay Moraes, que deixou seus filhos para participar do projeto.

Além da grafitagem do trem, o projeto Identidade de Rua oferecerá conteúdos exclusivos com realidade aumentada acessíveis por QR codes dispostos no interior dos carros do trem 106. A iniciativa visa promover e valorizar a arte do grafite como uma forma legítima de expressão artística. Esta ação, aliada à campanha Mulheres Condutoras da Trensurb, que celebra as mulheres que dão vida à empresa e ao metrô gaúcho, reforça o compromisso com a equidade de gênero e a valorização do trabalho feminino.

Veja o vídeo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jamaikah Santarém (@jamaikahsantarem)

Com a informação Trensurb.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade