Vai alugar um carro nos EUA? Veja tudo que precisa saber!
Especialista lista cuidados essenciais para garantir um aluguel de carro seguro, sem burocracia e com bom custo-benefício
É importante se planejar com antecedência e saber para onde você pretende viajar antes de alugar um carro nos Estados Unidos. Veja essas e outras dicas
Com o aumento das viagens internacionais e a retomada do turismo, a busca por aluguel de veículos nos Estados Unidos também cresceu.
Seja para explorar as praias da Flórida, parques de Orlando ou estradas da Califórnia, alugar um carro é uma das preocupações ao organizar uma viagem.
Para entender como funciona esse processo, e para evitar burocracias e imprevistos, Vasco Pinheiro, sócio da CFO Auto Group, concessionária e locadora de automóveis nos Estados Unidos, trouxe algumas regras essenciais para esta reportagem do Terra Mobilidade - para garantir uma experiência sem complicações.
1. Procure locadoras confiáveis
Optar por uma locadora de confiança faz toda a diferença na experiência. Além de garantir veículos em bom estado e suporte em caso de imprevistos, você evita cobranças abusivas, cláusulas mal explicadas e transtornos na hora da retirada ou devolução.
"Para brasileiros, é recomendado locadoras que falam o português e entendam as necessidades do cliente nos Estados Unidos, onde as normas podem variar entre estados. Ter contaro com uma empresa confiável garante segurança, transparência e tranquilidade para aproveitar melhor a viagem", destaca Pinheiro.
2. CNH brasileira é aceita, mas existem exceções
Muitas locadoras aceitam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira, junto ao passaporte. Mas alguns estados podem exigir a Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Para evitar problemas, vale consultar previamente as regras de trânsito do destino. Um detalhe importante é que os Estados Unidos não aceita a versão digital do documento.
3. Garanta o seguro
É fundamental contratar seguro contra acidentes, roubos, danos e terceiros. Lembre-se: nos EUA, qualquer dano pode custar muito caro.
"Nunca abra mão do seguro. É um custo que parece extra, mas que pode salvar sua viagem de prejuízos inesperados", alerta o executivo.
4. Escolha a melhor forma de pagamento e fuja das taxas
Um dos pontos que mais geram dúvidas é o pagamento. Nosso especialista diz que escolher empresas com transparência e que oferecem flexibilidade pode fazer toda diferença para uma experiência segura.
"Nos EUA, é comum que seja exigido um cartão de crédito internacional no nome do motorista para o bloqueio de caução, que pode comprometer parte do limite. Mas esse cenário vem mudando. Na CFO, por exemplo, oferecemos alternativas mais práticas como pagamento em espécie (dólar), transferências por contas internacionais e até parcelamento em real antes da viagem", revela.
"A vantagem nesses casos é fugir da flutuação do câmbio e evitar surpresas com taxas como o IOF", avisa o executivo. Hoje, na concessionária da CFO Auto Group, é possível alugar um carro com valores a partir de US$ 35 (cerca de R$ 190) por dia.