Linha 4-Amarela do metrô de SP irá até Taboão da Serra
Ampliação da linha será de 3,3 quilômetros e duas novas estações serão lançadas para atender cerca de 110 mil passageiros por dia
O metrô de São Paulo vai sair de SP: a ideia é que até 2030 duas novas estações conectem o atual terminal da Vila Sônia até Taboão da Serra, um dos municípios colados na capital
O Governo de São Paulo deu início, nesta segunda (7), à extensão da Linha 4-Amarela do metrô. O novo trecho vai conectar a Estação Vila Sônia, atual terminal, ao município de Taboão da Serra. O investimento previsto para a extensão é de R$ 3,4 bilhões.
"Toda vez que celebramos um investimento, celebramos também o trabalho e o sustento. A partir dessa extensão, moradores de Taboão terão acesso a mais serviços, além de educação e saúde, porque terão mais um transporte de qualidade. O passo que demos hoje nasce do sonho de cada cidadão daqui", diz o governador Tarcísio de Freitas.
Tarcísio também destacou a ampliação da linha metroferroviária para além dos limites da capital. "A nossa rede está cada vez mais conectada. De fato, agora, o metrô é metropolitano porque vai sair de São Paulo e chegar a Taboão", completou.
A ampliação compreende a construção de 3,3 quilômetros de trilhos e duas novas estações, que vão se chamar "Chácara do Jockey" e "Taboão da Serra", além de um terminal de ônibus integrado na estação final, para conexão entre diferentes modais de transporte.
As novas estações prometem ser totalmente acessíveis, com elevadores, escadas rolantes, banheiros adaptados e rota tátil. As intervenções estão sob responsabilidade da concessionária ViaQuatro.
"É um dia muito especial principalmente para Taboão, pois vai se tornar a primeira cidade a receber uma intervenção de metrô fora da cidade de São Paulo. Os R$ 3,4 bi de investimentos vão trazer emprego e oferecer ao morador de Taboão a chance de ir até o centro, na Luz, em 26 minutos. Mais tempo para a família e para aproveitar o lazer em vez de ficar preso no transporte", acrescentou o secretário executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI), Diego Domingues.
O projeto tem prazo de conclusão estimado entre 48 e 60 meses (de quatro a cinco anos) e deve atender cerca de 110 mil passageiros por dia.
Impacto regional
Além de facilitar o deslocamento, o projeto terá impacto direto na economia local. Serão gerados mais de 3,6 mil empregos diretos e indiretos ao longo da execução do projeto.
A nova ligação também representa um avanço ambiental: com mais pessoas utilizando o transporte sobre trilhos, haverá redução significativa na emissão de dióxido de carbono (CO²), contribuindo para uma melhor qualidade do ar e diminuição de congestionamentos nas vias da região.
