Como a 99 ajuda a conectar você ao transporte público
Com atuação em mais de 3.300 cidades, app contribui para tornar a mobilidade urbana mais eficiente e integrada
Você sabia que pode usar a 99 como aliada do transporte público? Em mais de 3.300 cidades, o app conecta milhões de passageiros a estações, terminais e outros modais!
Quem vive em grandes cidades sabe que, muitas vezes, o melhor trajeto até o trabalho, faculdade ou um compromisso envolve mais de um meio de transporte.
A combinação de metrô, trem, ônibus e carro ou moto por aplicativo se tornou rotina para milhões de brasileiros - e a 99 tem papel fundamental nessa equação.
A plataforma, que conecta mais de 50 milhões de passageiros a 1,5 milhão de motoristas, ajuda diariamente a resolver um dos principais desafios da mobilidade urbana: o acesso ao transporte público.
Em bairros afastados de estações e terminais, ou em horários de menor circulação, o app atua como elo entre os diferentes modais e permite que o trajeto seja mais rápido e até menos complexo, com tantas baldeações.
A chamada mobilidade multimodal já é realidade para muitos usuários da 99. Ao facilitar o deslocamento até o ponto de ônibus mais próximo, estações de metrô e trem ou até um bicicletário, o app amplia as possibilidades de trajeto, otimiza o tempo de quem se desloca e democratiza esse acesso. É uma solução prática, econômica e alinhada com os objetivos de cidades mais conectadas e sustentáveis.
Pesquisas recentes reforçam o impacto desse modelo, como o estudo feito pelo Instituto Locomotiva, a pedido da 99, que mostrou a insegurança como um dos fatores que mais afetam o deslocamento de mulheres de renda mais baixa.
Segundo o levantamento, 97% delas têm medo de caminhar pela cidade. As maiores preocupações são assaltos (93%) e estupros (89%). Outras formas de abuso sexual também aparecem: importunação e assédio (85%) e olhares insistentes e cantadas (78%). De cada 10 mulheres, 6 já desistiram de ir a algum lugar por insegurança de caminhar. E 63% já se atrasaram para compromissos por ter que desviar o caminho.
A pesquisa ainda mostra que oito em cada dez usariam moto por app para evitar trajetos a pé em ruas desertas ou esperas solitárias em pontos de ônibus. Essa conexão direta entre transporte individual e público pode representar não apenas mais agilidade, mas também mais segurança. Outro levantamento, realizado pela Access Partnership em parceria com a 99, diz que que a categoria de motos por aplicativo também pode reduzir de forma expressiva o tempo gasto no trânsito.
No Rio de Janeiro, por exemplo, o tempo médio de deslocamento cai até 41%, o que significa 105 horas economizadas por ano.
Além disso, 59% das viagens ocorrem em áreas com pouca cobertura de transporte coletivo, e 73% atendem regiões de baixa e média renda. Isso mostra como a integração entre modais não apenas complementa a malha existente, mas também leva mobilidade a quem mais precisa.
Casos reais mostram como essa integração já transforma rotinas. Usuários relatam que passaram a evitar o uso exclusivo do carro ao perceberem que poderiam combinar modais públicos com o suporte da 99 - o que reduz o tempo no trânsito e até o custo do trajeto.
Fora isso, o app permite acompanhar a viagem em tempo real e compartilhar o trajeto com contatos de confiança, o que aumenta a segurança, especialmente nos trechos mais sensíveis do percurso.
Com apoio da tecnologia, a 99 contribui para uma mobilidade mais eficiente, humana e acessível. E, a medida que mais cidades investem em infraestrutura integrada, o papel da plataforma se fortalece como parceira estratégica do transporte público - conectando pontos da cidade que antes pareciam distantes demais.