Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bikes da Oggi cortam 6 milhões de toneladas de CO2 do ar

"Pedalar não é só um ato individual, é uma escolha coletiva por um futuro melhor", afirma o CEO da Oggi

24 jul 2025 - 18h41
(atualizado às 19h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Oggi Bikes já ajudou a evitar 5,9 milhões de toneladas de CO₂. Bicicletas ganham força como solução limpa e eficiente para a mobilidade urbana sustentável

A bicicleta vai além do esporte, da mobilidade ou do lazer: ela é uma aliada ambiental.

Com milhões de unidades vendidas no Brasil nos últimos 11 anos, a Oggi Bikes é uma das empresas que já ajudou a evitar a emissão de aproximadamente 5,9 milhões de toneladas de CO₂ - estimativa baseada na média de emissões de um carro a combustão, que libera 4,6 toneladas de dióxido de carbono por ano, segundo a entidade dos Estados Unidos Environmental Protection Agency (EPA).

Só no primeiro semestre de 2025, o setor de bikes produziu 180 mil bicicletas, segundo a Abraciclo. Olha só isso: se todas essas unidades substituíssem veículos motorizados, cerca de 830 mil toneladas de CO₂ deixariam de ser emitidas, o equivalente ao que seria absorvido por uma floresta com mais de 5 milhões de árvores em um ano. 

Esse impacto positivo no meio ambiente leva em conta o uso de bicicletas convencionais e elétricas como alternativa ao carro no dia a dia. Em tempos de emergência climática e metas globais de descarbonização - como o compromisso do Brasil de reduzir 53% das emissões até 2030 no acordo de Paris -, os números reforçam o potencial das bikes como meio de transporte limpo, silencioso e eficiente para as cidades.

Metrópoles como Paris, Nova York e Bogotá já aceleraram seus programas de incentivo à mobilidade ativa, com faixas exclusivas, subsídios para compra de e-bikes e restrições à circulação de carros em zonas centrais.

A Oggi Bikes já ajudou a evitar 5,9 milhões de toneladas de CO₂. Bicicletas ganham força como solução limpa e eficiente para a mobilidade urbana sustentável
A Oggi Bikes já ajudou a evitar 5,9 milhões de toneladas de CO₂. Bicicletas ganham força como solução limpa e eficiente para a mobilidade urbana sustentável
Foto: Divulgação

No Brasil, iniciativas como os 497,8 km de infraestrutura cicloviária de Fortaleza, e os mais de 770 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas permanentes em São Paulo são exemplos de como o poder público também começa a reconhecer esse potencial.

"Mais do que um meio de transporte, a bicicleta representa uma mudança de mentalidade. Acreditamos no seu potencial para tornar as cidades mais humanas, silenciosas e sustentáveis. Pedalar não é só um ato individual, é uma escolha coletiva por um futuro melhor", garante David Peterle, CEO da Oggi Bikes.

Além de não emitirem gases poluentes, as bicicletas ajudam a reduzir o trânsito, o ruído e o consumo de combustíveis fósseis, impactos positivos que se multiplicam à medida que mais pessoas optam por deixar o carro de lado em favor dos pedais, com ou sem assistência elétrica.

Com modelos cada vez mais acessíveis e tecnológicos, o mercado brasileiro de bicicletas - sejam elas urbanas, esportivas ou elétricas - tem sido um aliado importante na construção de cidades mais limpas e sustentáveis.

Marcas nacionais, como a Oggi, têm desempenhado papel fundamental nesse cenário, oferecendo opções que estimulam o uso diário da bicicleta como meio de transporte e ferramenta de transformação ambiental.

"Ao escolher pedalar, as pessoas ajudam a construir um futuro mais saudável. Nosso papel como marca é tornar essa escolha mais acessível e prazerosa para todos os brasileiros", finaliza Peterle.

André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade