Bikes da Oggi cortam 6 milhões de toneladas de CO2 do ar
"Pedalar não é só um ato individual, é uma escolha coletiva por um futuro melhor", afirma o CEO da Oggi
A Oggi Bikes já ajudou a evitar 5,9 milhões de toneladas de CO₂. Bicicletas ganham força como solução limpa e eficiente para a mobilidade urbana sustentável
A bicicleta vai além do esporte, da mobilidade ou do lazer: ela é uma aliada ambiental.
Com milhões de unidades vendidas no Brasil nos últimos 11 anos, a Oggi Bikes é uma das empresas que já ajudou a evitar a emissão de aproximadamente 5,9 milhões de toneladas de CO₂ - estimativa baseada na média de emissões de um carro a combustão, que libera 4,6 toneladas de dióxido de carbono por ano, segundo a entidade dos Estados Unidos Environmental Protection Agency (EPA).
Só no primeiro semestre de 2025, o setor de bikes produziu 180 mil bicicletas, segundo a Abraciclo. Olha só isso: se todas essas unidades substituíssem veículos motorizados, cerca de 830 mil toneladas de CO₂ deixariam de ser emitidas, o equivalente ao que seria absorvido por uma floresta com mais de 5 milhões de árvores em um ano.
Esse impacto positivo no meio ambiente leva em conta o uso de bicicletas convencionais e elétricas como alternativa ao carro no dia a dia. Em tempos de emergência climática e metas globais de descarbonização - como o compromisso do Brasil de reduzir 53% das emissões até 2030 no acordo de Paris -, os números reforçam o potencial das bikes como meio de transporte limpo, silencioso e eficiente para as cidades.
Metrópoles como Paris, Nova York e Bogotá já aceleraram seus programas de incentivo à mobilidade ativa, com faixas exclusivas, subsídios para compra de e-bikes e restrições à circulação de carros em zonas centrais.
No Brasil, iniciativas como os 497,8 km de infraestrutura cicloviária de Fortaleza, e os mais de 770 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas permanentes em São Paulo são exemplos de como o poder público também começa a reconhecer esse potencial.
"Mais do que um meio de transporte, a bicicleta representa uma mudança de mentalidade. Acreditamos no seu potencial para tornar as cidades mais humanas, silenciosas e sustentáveis. Pedalar não é só um ato individual, é uma escolha coletiva por um futuro melhor", garante David Peterle, CEO da Oggi Bikes.
Além de não emitirem gases poluentes, as bicicletas ajudam a reduzir o trânsito, o ruído e o consumo de combustíveis fósseis, impactos positivos que se multiplicam à medida que mais pessoas optam por deixar o carro de lado em favor dos pedais, com ou sem assistência elétrica.
Com modelos cada vez mais acessíveis e tecnológicos, o mercado brasileiro de bicicletas - sejam elas urbanas, esportivas ou elétricas - tem sido um aliado importante na construção de cidades mais limpas e sustentáveis.
Marcas nacionais, como a Oggi, têm desempenhado papel fundamental nesse cenário, oferecendo opções que estimulam o uso diário da bicicleta como meio de transporte e ferramenta de transformação ambiental.
"Ao escolher pedalar, as pessoas ajudam a construir um futuro mais saudável. Nosso papel como marca é tornar essa escolha mais acessível e prazerosa para todos os brasileiros", finaliza Peterle.