Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apps de transporte ampliam oportunidades econômicas à mulher

Levantamento mostra que serviços de transporte por aplicativo possibilitarão aumento na força de trabalho feminina até 2029

27 jun 2025 - 15h44
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Apps de transporte podem incluir até 390 mil mulheres no mercado de trabalho até 2029, segundo estudo da Oxford Economics em parceria com a Uber. Segurança é fator-chave.

Um estudo recente feito pela Oxford Economics revela o impacto significativo do crescimento e acesso aos aplicativos de transporte para as mulheres no Brasil.

O levantamento, feito em parceria com a Uber, abrangeu as cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) e aponta para benefícios econômicos potenciais até 2029.

A pesquisa apresenta que a melhoria das opções de transporte - com ênfase na segurança e confiabilidade que apps de transporte oferecem às mulheres -, juntamente com políticas que abordam a desigualdade econômica, podem ajudar a diminuir barreiras específicas de gênero. 

A análise dos dados mostra que mulheres consideram segurança (73%) como o principal fator de escolha para o transporte. Além disso, mulheres têm menor flexibilidade no deslocamento ao trabalho.

De acordo com a pesquisa, mulheres no Brasil são menos propensas do que homens a afirmar que encontrariam outras formas de ir ao trabalho caso o serviço de transporte por app não estivesse disponível (49% dos homens vs. 32% das mulheres).

Apps de transporte para o público feminino: motorista mulher pode escolher viajar apenas com passageiras mulheres (Imagem: Divulgação/Uber)
Apps de transporte para o público feminino: motorista mulher pode escolher viajar apenas com passageiras mulheres (Imagem: Divulgação/Uber)
Foto: Canaltech

Principais conclusões:

  • O estudo aponta para o potencial de inclusão de 280 mil a 390 mil mulheres a mais na força de trabalho até 2029 nas três cidades brasileiras incluídas no estudo. Isso representa um aumento de 3,5% a 4,9% no número de mulheres na força de trabalho.
  • Um impulso de 1,5% a 2,1% nas economias das cidades, possibilitado pela inclusão de mais mulheres na força de trabalho.
  • A maioria (73%) das mulheres que usa frequentemente serviços de transporte prioriza recursos e padrões de segurança ao decidir usar esses serviços.
  • As mulheres no Brasil enfatizam mais os recursos de segurança (73% das mulheres vs. 63% dos homens).
  • Os serviços de transporte por app se tornaram uma opção essencial, com 65% de todas as mulheres brasileiras entrevistadas enfatizando a eficiência.

Uma parcela significativa de mulheres entrevistadas que trabalham e usam o serviço de transporte por app com frequência enfrentam tempos de deslocamento longos, com quase nove de 10 (89%) levando mais de 30 minutos para chegar ao trabalho. Entre elas, o tempo de deslocamento de mais de um terço (37%) ultrapassa uma hora.

O serviço de transporte por aplicativo se tornou uma opção essencial em função do tempo menor de deslocamento e espera, sendo fatores importantes na decisão sobre a utilização dessa modalidade.

Segurança como fator determinante

Homens e mulheres têm preferências diferentes ao escolher um serviço de transporte por aplicativo em vez de outros modais. As mulheres entrevistadas no Brasil dão mais ênfase a recursos de segurança (73% das mulheres vs. 63% dos homens) e ao atendimento ao cliente (72% das mulheres vs. 63% dos homens). Esse atendimento - como assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana - também é muito valorizado. 

"Temos o compromisso de buscar ser uma plataforma cada vez mais segura para mulheres e por isso investimos em iniciativas de excelência. O estudo demonstra a importância desses investimentos e como nossos esforços fortalecem as comunidades e impulsionam o crescimento econômico. Continuaremos a fazer parcerias com especialistas", afirma Liz Dank, Head Global de Segurança para Mulheres da Uber.

André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade