Um motor japonês totalmente novo incendeia o mundo do motociclismo e causa sensação em Milão
Apresentada no EICMA 2025, a Honda V3R 900 E-Compressor marca um ponto de virada na história das motocicletas com seu motor V3 de 900 cc a 75° agora equipado com um supercompressor elétrico; Este protótipo promete o desempenho de um motor de 1200 cc, torque instantâneo em baixas rotações e introduz um design assimétrico exclusivo para a marca; Honda pretende lançar essa tecnologia na Europa já em 2027
Após causar sensação com o lançamento da CB1000GT e da WN7, a Honda volta a agitar o Salão de Milão (EICMA 2025) com a apresentação do protótipo da V3R 900 E-Compressor. Embora o conceito do motor já tivesse sido apresentado na edição anterior e a marca tivesse registrado patentes e outras marcas em abril, esta é a primeira vez que a Honda apresenta uma silhueta completa, quase pronta para produção. E a boa notícia é que esta motocicleta anuncia um duplo avanço, tanto tecnológico quanto estilístico.
Uma estreia mundial para a Honda V3R 900 E-Compressor
Este modelo, que incorpora a visão da Honda para 2030 de "a alegria da mobilidade livre e divertida", capitaliza em um desenvolvimento único: um motor V3 de 75°, refrigerado a líquido, com cilindrada confirmada de 900 cc, combinado com um compressor mecânico controlado eletronicamente.
Uma inovação mundial para esta arquitetura, o compressor mecânico não é acionado pelo motor, mas sim por um motor elétrico independente. Essa escolha permite maior flexibilidade de integração e elimina a necessidade de um intercooler, otimizando a compactação geral. O objetivo: fornecer alto torque instantâneo em baixas rotações e alcançar desempenho equivalente ao de um motor de 1200 cc naturalmente aspirado, controlando o consumo de combustível e as emissões.
A Honda ainda não divulgou números precisos de potência ou torque, mas enfatiza a linearidade da aceleração, a resposta imediata ao acelerador e a eficiência energética do sistema. A ...
Matérias relacionadas