Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Parece um botão, mas fica longe demais para apertar: o que é este negócio no painel do carro?

Não é um botão e não está ali só de enfeite: é essencial para que o ar-condicionado funcione bem

26 jan 2026 - 15h13
(atualizado às 16h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Embora, com a febre de colocar telas nos carros, haja cada vez menos botões, ainda encontramos muitos controles à moda antiga espalhados pelo volante e pelo painel. No entanto, costuma haver um pequeno elemento que normalmente parece um botão e passa despercebido por causa da sua localização: ele fica longe o bastante para não ser acionado com facilidade. Spoiler: se você tocar, não acontece nada.

E não acontece nada simplesmente porque aquilo é um sensor solar ou sensor de carga solar (se formos mais técnicos, um fototransistor), uma peça pouco conhecida pelo público em geral, mas de grande importância, já que é o elemento que o ar-condicionado automático usa para regular a temperatura corretamente.

Mais especificamente, ele fica na parte superior do painel, na região central, junto ao parabrisa. Costuma estar próximo da grade do alto-falante ou da saída de ar para desembaçar o vidro. Por isso, nem é fácil de ver nem é confortável de tocar. Essa posição faz todo o sentido: é uma das melhores áreas do interior do veículo para captar a luz solar do exterior.

É justamente essa a razão de ser do sensor, já que a luz solar que entra em um carro pode chegar a representar até 60% da carga de calor que o sistema de climatização precisa vencer na busca pelo conforto. Um bom exemplo do dia a dia é a diferença térmica entre estacionar em uma área ensolarada ou em uma área coberta.

Esse sensor de carga solar é, na verdade, um fotodiodo que mede a intensidade da radiação solar para, ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Há quarenta e seis anos, apenas 25 motocicletas terminaram o Rali Dakar; duas delas eram Vespas pertencentes a amigos, e nem sequer terminaram em último lugar

A China quer fazer história: vai colocar direção assistida em uma moto 1.000 cc

Dentro do Grupo Volkswagen, a marca mais luxuosa alcançou um novo recorde, apesar de um ambiente desafiador

A Toyota repete pelo sexto ano consecutivo como a marca de carros mais vendida do mundo e conquista o título de carro mais vendido globalmente, antes ocupado pela Tesla

Confirmado: VR46 desistiu da Ducati de Marc Márquez e continuará pilotando uma moto mais antiga este ano na MotoGP

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade