Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos, Lamborghini e uma passagem discreta pela competição: assim nasceu o BMW M1, seu carro mais italiano

BMW M1 foi uma dor de dente durante todo o seu desenvolvimento e, apesar da má recepção, hoje é um mito

25 abr 2025 - 12h38
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Embora a BMW sempre tenha sido uma empresa que optou pela esportividade e criou dispositivos explosivos ou à frente de seu tempo, não houve muitas ocasiões em que ela mergulhou no mercado de supercarros.

No entanto, no final dos anos 70, a marca decidiu dar um passo além. A década estava chegando ao fim quando a BMW revelou pela primeira vez o BMW M1, seu primeiro supercarro. Um carro espetacular que continua atraindo a atenção, no qual a mão da Lamborghini foi fundamental.

Origem esportiva

Embora o BMW M1 tenha sido apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Paris, sua origem vem muito antes. Em 1972, os Jogos Olímpicos foram realizados em Munique. Lá, aos pés de suas torres emblemáticas na cidade alemã, a BMW tinha status olímpico.

Era uma oportunidade que a empresa não podia perder. Colocou sua equipe interna para trabalhar querendo apresentar algo inovador, único, que mostrasse o quão longe a empresa automobilística era capaz de chegar.

O design do carro ficou a cargo de Paul Braq, que liderou a equipe que deu origem ao BMW Turbo Concept. Era espetacular e inovador. Media 4,15 metros de comprimento, 1,89 metros de largura e apenas 1,11 metros de altura. As imagens com os pilotos de capacete saindo de uma cabine fechada por asas de gaivota parecem pertencer a 2001: Uma Odisseia no Espaço.

Por dentro, o carro era um delírio de relógios e painéis de informações. O verde da iluminação parece nos transportar para outro mundo. O conta-giros ficava no console ...

Veja mais

Matérias relacionadas

O Japão deu um passo para se tornar independente da China em terras raras: um depósito de 230 milhões de toneladas

A vida imita a arte: character.ai está acompanhando e fazendo seus usuários se apaixonar; isso é incrível até deixar de ser

Descobrir o melhor caminho era um problema não resolvido desde os anos 1970; um algoritmo encontrou a solução em um piscar de olhos

Porsche não tinha uma minivan em seu catálogo; por isso, Zuckerberg construiu para "minivan" Cayenne Turbo GT

A Ucrânia mostrou que os drones são uma arma de primeira ordem; então o Pentágono está agindo

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade