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Citroën Basalt Shine deixa de ser vendido para PCD; entenda

Versão topo de linha do SUV cupê da Citroën deixa de ser oferecida com isenção fiscal e surpreende clientes que aguardavam pelo modelo

19 abr 2025 - 11h14
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Citroën Basalt
Citroën Basalt
Foto: Divulgação Citroën

A Citroën decidiu suspender as vendas do Basalt Shine para o público PCD a partir desta segunda quinzena de abril. A medida, anunciado pelo portal Mundo do Automóvel para PCD, foi oficializada no dia 15 e pegou muitos consumidores de surpresa. O modelo era bastante procurado por oferecer um bom pacote de equipamentos e preço competitivo com isenção de impostos.

Segundo a marca, todos os pedidos realizados até o dia 14 de abril serão mantidos. No entanto, esses pedidos precisam ser faturados até o fim do mês, conforme informado. Se o carro solicitado não estiver disponível até essa data, o consumidor terá duas opções: escolher outra cor da versão Shine ou migrar para a versão intermediária Feel AT, sem custo adicional.

A partir do dia 15, qualquer novo pedido do Basalt Shine no canal de vendas diretas para PCD será automaticamente cancelado pelo sistema da montadora. Essa regra vale para todas as concessionárias Citroën no Brasil. A empresa ainda não informou se essa suspensão será temporária ou permanente, o que deixa margem para novas atualizações nas próximas semanas.

A versão Shine tinha um valor de mercado sugerido de R$ 118.200. Contudo, com a isenção de impostos para o público PCD, o preço caía para R$ 92.364,40. Isso fazia do modelo uma das opções mais quists entre os SUVs cupês disponíveis na modalidade.

O Basalt Shine é a versão mais completa da linha e vinha se destacando no mercado com bom volume de vendas. Entre os principais atrativos está o motor 1.0 Turbo 200, com até 130 cv de potência com etanol e torque de 20,4 kgfm. O câmbio é automático do tipo CVT, que simula sete marchas.

No quesito tamanho, o SUV cupê mede 4,34 metros de comprimento e tem 2,64 metros de entre-eixos. A largura de 1,82 metro e altura de 1,58 metro garantem bom espaço interno. O porta-malas também chama atenção com 490 litros, número superior à média de muitos modelos concorrentes no segmento.

O acabamento da versão Shine inclui uma série de equipamentos que justificam seu sucesso. Traz ar-condicionado digital,  direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, central multimídia de 10,25”  com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, painel digital de 7” e câmera de ré.

Além disso, traz sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, volante com regulagem de altura, computador de bordo, bancos em couro, rodas de liga-leve de 16” com acabamento diamantado, faróis de neblina, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, quatro airbags, freios ABS, entre outros itens.

A Citroën deve agora focar na comercialização das versões Feel e Feel Turbo para o público PCD. Ambas seguem dentro do limite de isenção e continuam disponíveis. Para quem já havia feito o pedido da versão Shine, a recomendação é entrar em contato com a concessionária e acompanhar o processo de faturamento do veículo.

Mundo do Automóvel para PCD
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