VW Gol GTI 16v: 30 anos do hot hatch mais quente dos anos 90
Esportivo marcou época com motor 2.0 16v, câmbio importado e deu canseira até no Golf GTI
Quando o assunto são hatches esportivos (ou hot hatches) no Brasil, nomes como Fiat Uno Turbo, Ford Escort XR3 e GM Kadett GSi são fortes expoentes, mas que foram abalados com a chegada do Volkswagen Gol GTI 16v em 1995, há 30 anos. O mais potente hatch da marca na época deixou sua marca, sendo lembrado até hoje por entusiastas do modelo.
Com a chegada da nova geração em 1999, o GTI também mudaria, mas desta vez para um visual discretíssimo, decretando o fim da GTI 8v e da TSi (que não era turbo, apesar da sigla). A Geração III trazia obrigatoriamente a carroceria quatro portas, tornando-o parecido com o restante da linha Gol, mas o motor 2.0 16v ganhava mais vitalidade: 153 cv, o mais potente já oferecido em toda a história do hatch.
Além disso, pela primeira vez, oferecia airbags duplos, sendo o mais completo Gol já produzido. Contudo, teve curta temporada, sendo descontinuado ainda em 2000, sem deixar nenhum sucessor.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!