Volvo XC60 2026 estreia com novo visual e mais tecnologia e virá ao Brasil
Com novidades no design e nova central multimídia desenvolvida pela Qualcomm, novo Volvo XC60 vai conviver com modelos elétricos da marca
O Volvo XC60 acaba de ganhar novidades. Líder de vendas entre os modelos da marca sueca no Brasil desde o lançamento da atual geração, em 2018, o SUV médio está de cara nova na linha 2026. Com mudanças no visual e mais tecnologia, o novo Volvo XC60 chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano.
“As melhorias se concentram no que acreditamos ser mais importante para nossos clientes. Essas atualizações garantem uma experiência mais agradável e exclusiva, com o carro sendo melhorado ao longo do tempo graças às atualizações over-the-air (de forma remota)”, afirma Erik Severinson, diretor de produto e estratégia da Volvo Cars.
As mudanças de design foram pontuais, e são a segunda reestilização da geração atual. O novo Volvo XC60 2026 traz uma grade frontal com novos elementos diagonais. O para-choque também traz entradas de ar redesenhadas. Outra mudança são os detalhes cromados, que foram trocados por peças escurecidas, como os frisos das janelas, as rodas e as lanternas de LED.
A mudança segue o padrão adotado recentemente pela Volvo com o novo XC90, que também chegará ao Brasil no segundo semestre de 2025. Como mais uma novidade, o novo XC60 estará disponível em duas cores inéditas: Forest Lake e Aurora Silver, além da tonalidade Mulberry Red, que passa a fazer parte do portfólio do SUV pela primeira vez.
Por dentro, o XC60 2026 ganhou a nova geração de multimídia da Volvo, projetada pela Qualcomm. Equipada com um processador Snapdragon de última geração, a multimídia tem tela de 11,2”, e conta com um sistema Google integrado que é mais rápido, que tem novos recursos e é mais personalizado que o do modelo anterior. A tela também traz densidade de pixels 21% maior, melhorando a nitidez.
Conforme anunciado anteriormente, este ano todos os carros Volvo sairão de fábrica com esta nova interface. Além disso, cerca de 2,5 milhões de clientes da marca em todo o mundo receberão atualizações - que podem ser feitas de forma remota (over-the-air) - em seus carros ano modelo 2021/2022 por meio de uma mensagem na tela central.
Em relação ao acabamento, a linha 2026 do Volvo XC60 traz novos materiais e padronagens de tecido e revestimentos. Outras mudanças são os novos porta-copos, um carregador de telefone sem fio aprimorado e um novo compartimento de carga. A Volvo também afirma ter melhorado o sistema de som Bowers & Wilkins e o isolamento acústico do carro.
Sob o capô, não houve mudanças. O destaque fica para as versões híbridas plug-in equipadas com um conjunto formado por um motor 2.0 turbo a gasolina associado a um propulsor elétrico. Juntos, eles oferecem 340 kW (462 cv) de potência combinada e 709 Nm de torque. A tração é integral nas quatro rodas e o câmbio é um automático de oito marchas.
De acordo com a Volvo, o XC60 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, e atinge uma velocidade máxima limitada a 180 km/h. Também há um modo de condução 100% elétrico, que oferece 48 km de alcance no ciclo do Inmetro. O novo Volvo XC60 deve conviver por mais alguns anos no mercado, até mesmo depois do lançamento do novíssimo EX60 elétrico em 2026.