Volvo XC40 e C40 ganham novo nome e novidades no Brasil em 2025
Substituição dupla na Volvo: saem XC40 e C40, entram EX40 e EC40; dupla de SUVs também ganhou novidades visuais e alcance elétrico maior
A linha da Volvo acaba de passar por mudanças no Brasil. Seguindo a tendência mundial da marca, a montadora sueca alterou a nomenclatura dos seus dois primeiros modelos totalmente elétricos. O XC40 passa a ser chamado de EX40, enquanto o C40 se torna EC40. A dupla também ganhou novidades e melhorias no alcance das baterias, que chega a 404 km no ciclo Inmetro.
“O EX40 e o EC40 foram os primeiros carros 100% elétricos da Volvo. Em outubro do ano passado, a fábrica da Bélgica atingiu a marca de um milhão de XC40 - agora EX40 - produzidos, sendo que quase 5.000 unidades deste carro estão aqui nas ruas e estradas brasileiras”, comenta Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
A mudança na nomenclatura segue a padronização dos demais modelos elétricos da marca sueca, como o EX30, o EX90, que desembarca em breve no Brasil, e o EM90, que não está disponível no mercado nacional. Além dos novos nomes, os dois modelos também ganharam a nova opção de cor Sand Dune e duas novas opções de acabamento interior (Dawn Fusion Microtech e Charcoal Fusion).
O que também muda é o alcance nas versões topo de linha Ultra. O EC40 topo de linha passa a ter alcance de 404 km, 51 km a mais que o modelo 2024, enquanto o EX40 terá até 393 km de alcance, contra os 348 km atuais (segundo dados oficiais do Inmetro).
A Volvo também reajustou os preços da dupla. O Volvo EX40 Plus tem preço de tabela em R$ 329.950, enquanto a versão Ultra será ofertada a R$ 379.950. Já o EC40 tem as mesmas versões, com valores de R$ 334.950 e R$ 384.950 na Plus e Ultra, respectivamente.
Atualmente, a Volvo conta com cinco modelos em seu portfólio no Brasil: EX30, EX40, EC40, XC60 e XC90. Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, sendo o EX30 o seu modelo elétrico mais vendido, com 2.748 emplacamentos. No geral, o XC60 foi o líder da marca sueca, com 3.287 unidades vendidas no último ano. Além disso, a Volvo também investiu mais de R$ 70 milhões em eletropostos em todo o Brasil.