Volvo EX30 vai obrigar a Jeep a baixar o preço do Compass?
Veja como o inédito carro elétrico da Volvo, o EX30, pode repercutir no preço do Jeep Compass
O Jeep Compass é um dos alvos do inédito Volvo EX30 elétrico, que já está em pré-venda no Brasil com preços muito competitivos em quatro versões. Por isso, surgem análises sobre os efeitos que isso pode causar no preço de alguns carros, como o SUV médio mais vendido do Brasil.
Olhando por fora, aparentemente o Volvo EX30 e o Jeep Compass não se competem. Mas não é bem assim. Ambos são SUVs da categoria C (médio) e têm medidas muito próximas, além de preços similares em algumas versões.
Na faixa de R$ 220 mil a R$ 280 mil (preços do Volvo EX30) há duas versões do Jeep Compass que podem ser atacadas: S T270 flex de R$ 240.990 e Limited TD350 diesel de R$ 260.490. O Compass Trailhawk TD350 4x4 também custa R$ 260.490, mas sua proposta é única e ele não corre perigo.
O Volvo EX30 elétrico é 17,1 cm menor e 7 cm mais baixo do que o Jeep Compass. Mas é 1,7 cm mais largo e tem 1,4 cm a mais de entre-eixos. O Compass é espaçoso e tem maior porta-malas, mas o EX30 tem um aproveitamento de espaço mais moderno.
Além disso, a imagem do Jeep Compass está meio desgastada por causa da ação movida por alguns proprietários. Isso pode levar os clientes “early adopters”, que são os que compram primeiro as novidades, a experimentar o Volvo EX30.
Uma das estratégias da Volvo é justamente atacar os carros a combustão. Por isso, o EX30 é fabricado na China, com custos menores, e tem preços muito atraentes para um carro 100% elétrico.
O novo SUV elétrico da Volvo sobra em potência (são 92 cv a mais), é muito mais rápido (5s3 contra 9s4) e tem um alcance que vai de 340 km a 470 km. Claro que nesse quesito o Compass é imbatível (620 a 720 km com gasolina), mas a Volvo busca os clientes interessados em novidades .
Por isso, a Volvo vai instalar 73 novos carregadores rápidos em todas as regiões do Brasil. Mas, por fim, o maior ataque mesmo será contra o Jeep Compass 4xe, um híbrido plug-in que custa R$ 374.300, um preço muito salgado.
Com o avanço dos carros chineses no mercado, o preço do Jeep Compass 4xe não se sustenta. É por isso, inclusive, que a Stellantis acelera seu programa de eletrificação e em dois ou três anos deverá lançar seu primeiro carro Bio-Hybrid Plug-in, um sistema híbrido flex desenvolvido no Brasil.
Aí sim, quando esse dia chegar, o Jeep Compass 4xe deixará de estar ameaçado e também as atuais versões da linha. Os carros da Jeep e da Peugeot serão os primeiros a ganhar o Bio-Hybrid Plug-in.
