Volvo EX30, fabricado na China, inicia pré-venda no Brasil
Inédito carro elétrico da Volvo foi desenvolvido junto com a Geely chinesa e estreia em quatro versões com preços competitivos
O inédito Volvo EX30 já está em pré-venda no Brasil. Trata-se de um carro fabricado na China e desenvolvido em parceria com a dona da marca sueca, a chinesa Geely. Por causa disso, a Volvo conseguiu um preço bastante competitivo para seu novo SUV elétrico.
O carro tem 4,233 m de comprimento, 1,836 m de largura, 1,549 m de altura e 2,650 m de entre-eixos. Ele é 20 cm menor do que o Volvo XC40, primeiro SUV elétrico da Volvo. Mas, ao contrário dos Volvo XC40 e C40, o inédito Volvo EX30 não usou a plataforma de um carro a combustão – ele já foi concebido para ser elétrico.
Não é o primeiro carro genuinamente elétrico da Volvo, pois o EX90 surgiu antes, mas é o primeiro a chegar ao Brasil. As entregas serão feitas no segundo trimestre de 2024. A Volvo vai tentar fazer as entregas em abril, mas, por enquanto, as maiores chances são de que os carros cheguem em junho.
O Volvo EX30 estreia quatro versões, todas com apenas um motor elétrico (traseiro). Ele tem 200 kW de potência (272 cv) e 343 Nm de torque. Há duas opções de bateria: de 51 kWh com alcance de 340 km e de 69 kWh com alcance de 470 km.
A versão Core é a única oferecida com as duas capacidades de bateria. O Volvo EX30 Core de 51 kWh custa R$ 219.950. Já o Volvo EX30 Core de 69 kWh sai por R$ 239.950. Portanto, há uma versão de entrada para uso mais urbano ou para viagens curtas e outras três com alcance estendido.
As outras duas versões têm bateria de 69 kWh. O Volvo EX30 Plus de 69 kWh custa R$ 264.950. Já o Volvo EX30 Ultra de 69 kWh, topo de linha, sai por R$ 279.950.
As quatro versões podem ser adquiridas em quatro diferentes padrões de acabamento: Mist, Breeze, Pine e Indigo. Todos eles adotam uma abordagem mais sustentável em relação aos materiais, cada um com diferentes inspirações da natureza e da moda.
Os clientes que comprarem o Volvo EX30 durante a oferta de pré-venda vão receber como benefício um carregador portátil e um wallbox de 7,4 kW.
Bonito, criativo e inteligente
A Volvo Car do Brasil organizou um evento internacional e uma festa exclusiva no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, para marcar a chegada do EX30 ao Brasil. Isso mostra como a marca sueca pretende aprofundar sua aposta nos carros elétricos no mercado brasileiro. Com um carro feito na China, com custos menores, a Volvo tem tudo para se fortalecer na briga com os veículos chineses e europeus.
O carro tem um design limpo e muito bonito. É seguramente o Volvo mais bonito da atualidade. O sistema de som é inspirado no design de áudio doméstico, reunindo vários alto-falantes e preenchendo toda a cabine com um som premium.
O porta-luvas posicionado abaixo da tela central foi ampliado e colocado estrategicamente para que possa ser acessado tanto pelo motorista quanto pelo passageiro.
No quesito segurança, o EX30 vem equipado com a tecnologia Safe Space, que alerta em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motocicletas. Ele é equipado ainda com um novo sistema avançado de alerta de motorista. O carro conta com um sensor especial, que funciona com algoritmos poderosos e fica localizado atrás do volante.
Ele é capaz de detectar movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13x por segundo. Dessa forma, o carro pode tentar entender se você está distraído, sonolento ou desatento, mesmo que não tenha notado. O EX30 é também o carro com a menor pegada de carbono da Volvo, com menos de 30 toneladas ao longo de 200.000 km de condução.
Muita potência de carregamento
Com tração traseira e potência de 200 kW, o EX30 acelera de 0 a 100 em 5,7 segundos na vefrsão de entrada (51 kWh) e em 5,3 egundos nas versões Extended Range (69 kWh). Outra característica notável do EX30 é sua rapidez de recarga: ele pode atingir até 153 kW, dependendo da versão.
Isso significa que o EX30 carrega sua bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos. Curiosamente, o carregador mais potente da Volvo no Brasil é inferior à capacidade do novo carro (150 kW contra 153 kW).
O inédito Volvo EX30 é também parcialmente ecológico. Na sua composição, cerca de 25% do alumínio e outros 17% de aço e plástico são recicláveis, segundo o fabricante.
Para dar uma ideia da ousadia da Volvo neste lançamento, o Volvo EX30 tem cinco opções de cores, sendo a Moss Yellow (amarelo) a cor de lançamento. As outras são preto, azul, prata e branco. Resta saber se os consumidores brasileiros, sempre mais preocupados com o gosto do próximo dono do carro, terão coragem de comprar um Volvo amarelo.
