Volkswagen revela esboços oficiais do seu novo carro elétrico popular
Na briga contra as chinesas BYD e GWM, novo Volkswagen ID.One será o carro elétrico de entrada da marca alemã e chegará ao mercado em 2027
Falta pouco para conhecermos o novo carro elétrico popular da Volkswagen. Uma semana depois de revelar o primeiro teaser do novo ID.One, a marca alemã divulgou os esboços do hatch compacto elétrico, que fará a sua primeira aparição oficial em março deste ano, ainda como conceito. Com data de estreia para 2027, o novo Volkswagen ID.One custará aproximadamente 20.000 euros (cerca de R$ 120 mil).
Vale lembrar que a Volkswagen revelou em 2023 o conceito ID.2all, que tem porte de Polo. Esse modelo chegará ao mercado no final deste ano. Já o inédito Volkswagen ID.One terá medidas semelhantes às do finado Up, conforme a própria marca enfatizou em um post em suas redes sociais. De acordo com a imprensa europeia, a Volks também registrou o nome ID.Every1, o que pode indicar o possível batismo da versão conceitual.
O design do ID.One terá linhas mais retas com cantos arredondados, em estilo mais minimalista e moderno. A dianteira tem como destaque as luzes de LED nos faróis retangulares e no para-choque. A grade frontal com design fechado interliga as luzes na dianteira. Na lateral, o esboço revela que o modelo terá quatro portas e uma larga coluna “C”, como no Golf.
Na traseira, as lanternas terão formato retangular, e a tampa do porta-malas parece ter acabamento em vidro, como no finado Volkswagen Up europeu. Grande parte das linhas deve se repetir na versão de produção do ID.One, que chegará ao mercado europeu em 2027. Ele será feito sobre a plataforma modular MEB, exclusiva para carros elétricos.
Essa base também será utilizada pelo futuro ID.2all, que terá uma versão de produção revelada ainda este ano na Europa. O novo modelo chegará ao mercado em 2026 e custará cerca de 25 mil euros (R$ 150 mil em conversão direta), com direito até a uma versão esportiva GTI.
Nos próximos anos, a Volkswagen ainda pretende lançar novas gerações elétricas do Golf e do SUV T-Roc, que serão feitas sobre a nova plataforma SSP. Para o mercado brasileiro, os ainda inéditos ID.One e ID.2all podem chegar daqui a alguns anos para brigar com os elétricos de marcas chinesas. No entanto, ainda não há uma data para o lançamento da dupla no país.