Uber e VW anunciam parceria em modelos autônomos
Modelos ainda precisam de motoristas humanos durante testes
A Volkswagen fechou uma parceria com a Uber para iniciar testes de um serviço de transporte com veículos autônomos nos EUA. A operação contará com a minivan elétrica ID. Buzz AD, e os testes devem começar no final deste ano. O serviço será oficialmente lançado em 2026, começando por Los Angeles e, posteriormente, se expandindo para outras cidades dos Estados Unidos.
Durante o período de testes e nas primeiras fases do projeto, motoristas humanos estarão presentes ao volante para garantir a segurança. Segundo a fabricante, isso ocorrerá somente com a devida autorização dos órgãos reguladores. "Cada etapa será realizada somente após o recebimento das aprovações regulatórias necessárias", declarou a Volkswagen.
Projeto autônomo ainda requer supervisão humana
O desenvolvimento do ID. Buzz AD começou em 2021, com as primeiras provas de campo realizadas em Munique e, em seguida, em Hamburgo, ambas na Alemanha. Em 2023, o veículo recebeu uma atualização tecnológica em parceria com a Mobileye, alcançando a automação de Nível 4 conforme a classificação da SAE.
Com isso, ele pode operar de maneira completamente autônoma em áreas específicas, embora supervisão humana ainda seja necessária em certas situações de teste ou fora dos limites operacionais designados.
Modelo é equipado com câmeras e sensores ao redor
O veículo é equipado com 13 câmeras, nove sensores LIDAR, cinco radares e sistemas redundantes para freios, direção e fornecimento de energia. O plano da divisão de mobilidade autônoma do Grupo Volkswagen é expandir gradualmente a frota do ID. Buzz AD para diversas regiões dos EUA na próxima década.
Contudo, no momento, o modelo ainda tem presença discreta no país: foram comercializadas 1.162 unidades em 2024, ano de estreia nos EUA, e no primeiro trimestre de 2025, 1.901 unidades foram embarcadas.