Toyota está prestes a lançar o SUV Yaris Cross no Brasil
Novo SUV colocará a marca japonesa em um segmento inédito contra Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, VW T-Cross e Cia
Dentro em breve, a Toyota vai lançar um carro inédito no Brasil. O novo SUV Yaris Cross está na reta final para o lançamento. A revelação será no fim de agosto, quando a marca vai mostrar o modelo nacional e anunciar detalhes sobre início de produção e vendas. O utilitário será feito na fábrica de Sorocaba (SP).
Em contato com concessionários de São Paulo, o Jornal do Carro apurou que o Yaris Cross será revelado para a rede no mês de setembro, com início de campanha nas lojas em outubro. Ou seja, o novo SUV vai iniciar as vendas no último trimestre, e substituir a atual linha Yaris, nas carrocerias hatch e sedã.
Aliás, pelos números de emplacamentos, fica claro que os dois modelos atuais estão se despedindo do mercado. Em junho, foram 146 unidades do Yaris hatch e 122 exemplares do sedã. O saldo leva a crer que ambos estão sobrevivendo de estoques antigos. O hatch continua em linha para exportação.
Como será o Toyota Yaris Cross
O novo SUV da marca terá uma importante herança da linha atual: o conjunto mecânico. As versões de entrada virão com o motor 1.5 flex de quadro cilindros, 16V e naturalmente aspirado. Ele gera 105 cv de potência com gasolina e até 110 cv com etanol. Os torques são de 14,3 mkgf e 14,8 mkgf. O câmbio automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas também estará no SUV.
Já a versão híbrida completa (HEV) virá com o mesmo 1.5 flex, porém convertido para ciclo Atkinson em vez do tradicional Otto, para ser mais eficiente. Assim, o motor reduz potência e torque. Na Tailândia, a versão a gasolina gera 92 cv e 12,3 mkgf. Com o sistema flex, é possível que a Toyota aumente esses números.
De toda forma, o Yaris Cross HEV terá o auxílio do motor elétrico de tração e de uma pequena bateria de 0,7 kWh. Na Ásia, o motor gera sozinho 81 cv e 14,4 mkgf e fica junto do câmbio e-CVT. Porém, como em todo híbrido, o desempenho não é a soma líquida. No mercado tailandês, a versão entrega 113 cv.
A grande vantagem do Yaris Cross híbrido será o consumo. Na Tailândia, onde já está à venda, o SUV faz até 30 km/l de gasolina. Por causa disso, o modelo eletrificado tem um tanque de combustível menor, com 36 litros, enquanto as demais versões somente a combustão tem um reservatório de 42 litros.
Yaris Cross vai desafiar SUVs mais vendidos
Embora a Toyota mantenha o novo modelo sob sigilo, é certo que o Yaris Cross virá para ser o carro mais acessível da marca no Brasil. A expectativa é de que o novo SUV tenha preços competitivos para brigar em uma ampla faixa de preços. Versões 1.5 flex, por exemplo, devem ter tabela próxima à do Nissan Kicks Play, que parte de R$ 117.990 e vai até R$ 148.090.
Já a versão híbrida do Yaris Cross deve chegar por valores a partir de R$ 150 mil até a faixa de R$ 180 mil, evitando qualquer chance de canibalização com o Corolla Cross, atual campeão de vendas da marca no País. O preço já virá beneficiado pelo IPI verde, com uma alíquota reduzida em relação aos rivais somente a combustão.
Em relação ao tamanho, o Yaris Cross tem dimensões muito próximas às do Kicks Play e de outros SUVs concorrentes, como Honda HR-V, Hyundai Creta e VW T-Cross. São 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,62 metros. O porta-malas tem 471 litros na versão a combustão e 466 l na híbrida (por causa da bateria).
Por fim, o Yaris Cross virá competitivo também na lista de equipamentos. O SUV deverá ter itens como porta-malas com acionamento elétrico, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros com monitoramento de tráfego cruzado, câmera de visão 360º e teto solar panorâmico (algo que o HR-V não tem, por exemplo). Além disso, terá o pacote Toyota Safety Sense com assistentes de condução semiautônomos.
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