Toyota confirma nova picape elétrica com porte de Fiat Toro na Europa
Antecipada em um evento na Europa, nova picape elétrica da Toyota chega em 2026 com carroceria monobloco e deve ser baseada no conceito EPU
A inédita picape da Toyota menor do que a Hilux foi finalmente confirmada pela marca japonesa. A silhueta do modelo apareceu nesta semana na Bélgica, em um banner com os seis modelos elétricos que a Toyota pretende lançar na Europa até 2026. Com carroceria monobloco, a nova picape terá cabine dupla e deve ser baseada no conceito EPU revelado em 2023.
Até o momento, a Toyota não revelou mais detalhes a respeito da picape, que chegará em breve ao mercado europeu. Uma das possíveis inspirações do novo modelo é o Toyota EPU Concept, que foi revelado no Salão de Tóquio de 2023. O conceito também é feito sobre a base TNGA do Corolla.
Com visual inspirado em SUVs e soluções voltadas ao lifestyle – como o encosto do banco traseiro rebatível como em um carro de passeio, o conceito EPU mede 5,07 m de comprimento, 1,91 m de largura e 1,71 m de altura, sendo 4 cm mais curto, 2 cm mais baixo e 7 cm mais largo do que o Ford Maverick.
O destaque fica para o entre-eixos de 3,35 m, que é 28 cm maior do que o da picape da marca americana. Na dianteira, os faróis de LED são integrados à grade frontal, que tem design fechado e traz o nome Toyota escrito por extenso. Com carroceria monobloco, o EPU Concept conta com apliques de plástico preto nas portas e para-lamas.
As colunas "A" são pintadas de preto, dando um aspecto flutuante ao teto. Na parte traseira, as lanternas são interligadas e atravessam a tampa da caçamba. Ela, aliás, é o grande destaque da picape conceito. Pensada tanto como um veículo aspiracional para um público mais lifestyle como para o uso profissional, a caçamba do Toyota EPU Concept conta com o encosto do banco traseiro rebatível como em um carro de passeio.
Na versão conceito, essa solução permite ampliar o comprimento da caçamba de 1,35 m para 1,80 m (até 2,40 m com a tampa aberta), o que facilita o transporte de objetos maiores. Por dentro, a picape conceito traz linhas minimalistas e um curioso volante ao estilo Yoke, da Tesla. O painel de instrumentos é digital e integrado à central multimídia.
Fechando o interior, o console ainda tem uma espécie de mesa integrada no lugar do porta-luvas. A motorização da nova picape será elétrica, mas existe a possibilidade do modelo também ter opções híbridas e a combustão em outros mercados. A estreia da nova picape da Toyota deve ocorrer nos próximos meses na Europa e em alguns mercados da Ásia.
E no Brasil? Toyota Corolla Picape pode vir em breve
Por enquanto, a Toyota está focada em carros com a tecnologia híbrida-flex no mercado brasileiro. E um dos lançamentos mais aguardados é uma nova picape derivada do Corolla Cross para brigar com o Fiat Toro e o futuro Renault Niagara. A nova picape da Toyota é antecipada pelo Guia do Carro desde abril de 2023 e pode chegar ao mercado até 2027.
Apelidado internamente pelos executivos da marca como “Corolla Picape”, o novo modelo está em fase de desenvolvimento. O parentesco com o sedã médio virá da plataforma, que será a mesma base modular TNGA-C utilizada pelo Toyota Corolla atual. Com isso, é possível que o novo modelo seja um primo próximo da futura picape elétrica que será vendida na Europa, mas com versões híbridas plug-in e a combustão.
O visual também deve ter inspiração no conceito EPU, mas com leves diferenças para o mercado sul-americano. Sob o capô, o conjunto eletrificado será mais avançado do que o utilizado atualmente pelo Corolla e Corolla Cross. A nova picape deve trazer o mesmo conjunto híbrido plug-in do novo Prius, que roda até 50 km em modo 100% elétrico, com baterias de 13,6 kWh. O motor será um 2.0 aspirado flex de ciclo Otto.
Associado a um propulsor elétrico de 163 cv, o conjunto chega a 223 cv de potência combinada. As versões de entrada devem contar com o motor 2.0 flex aspirado de 175 cv. O câmbio será um automático do tipo CVT nas versões a combustão e um e-CVT nas híbridas. A nova picape faz parte do novo ciclo de R$ 11 bilhões de investimentos da marca no Brasil até 2030.