Toyota apresenta carros de competição a hidrogênio nas 24 de Le Mans
GR LH2 Racing Concept usou hidrogênio líquido para competir neste final de semana
A Toyota Gazoo Racing revelou o ousado GR LH2 Racing Concept, um protótipo de competição movido a hidrogênio líquido. O modelo foi colocado à prova nas 24 Horas de Le Mans, a mais tradicional corrida de longa duração do mundo, cuja 93a edição ocorreu neste último final de semana.
Apresentado no circuito de La Sarthe, o modelo é mais um carro de corrida movido pelo combustível verde. A fabricante já usa o hidrogênio em outras categorias, exemplo do Super Taikyu, o Campeonato Japonês de Endurance. Inicialmente, a Toyota apostou em um Corolla alimentado por hidrogênio gasoso, porém, passou a usar o líquido a partir de 2023. A história de desenvolvimento inclui também o GR Yaris H2 de rali.
Segundo a marca, a experiência serviu também para aprimorar a produção, o transporte e o uso do combustível. A japonesa aposta no hidrogênio como forma de propulsão até em carros de rua, como é o caso do sedã Mirai.
Não é a primeira participação de um Toyota de competição com motor a hidrogênio em Le Mans, dado que a marca já havia testado um Corolla, em 2023. O GR H2 Racing Concept foi antecipado como carro conceito, sendo baseado no GR010 Hybrid Hypercar que disputa o WEC (World Endurance Championship, o campeonato de endurance da FIA).
Trata-se também de uma comemoração. O GR LH2 Racing Concept marca o 40o aniversário da primeira participação da Toyota Gazoo Racing em Le Mans.
São dois protótipos, sendo que ambos competiram na categoria mais forte de Le Mans. O primeiro foi pilotado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck De Vries, enquanto o segundo foi tocado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!
