Toyota adia lançamento do Yaris Cross após chuva destruir fábrica em SP
SUV inédito da marca japonesa seria lançado no País em outubro, mas destruição na fábrica de motores de Porto Feliz (SP) vai interromper produção por tempo indeterminado
A Toyota comunicou na tarde desta terça-feira, 23, que interrompeu a produção na fábrica de motores de Porto Feliz (SP) por tempo indeterminado.
A unidade foi devastada nesta segunda, 22, por um forte temporal que atingiu a região por volta das 13h. Segundo a montadora, "a chuva acompanhada de ventos intensos provocou danos severos à estrutura da fábrica".
A montadora prepara um relatório para dimensionar a extensão dos estragos. Em comunicado, a Toyota ressalta que está acompanhando e dando suporte aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Felizmente, não houve fatalidades.
Lançamento do Yaris Cross é adiado
Inaugurada em 2016, a fábrica de Porto Feliz, no interior paulista, é responsável pela produção de motores dos modelos nacionais da marca. Lá é feito o motor 2.0 16V flex de até 175 cv de potência que equipa o Corolla sedã e o SUV Corolla Cross.
Além disso, a unidade será responsável pela produção do conjunto híbrido com motor 1.5 flex que equipará o Yaris Cross, novo SUV da marca. Por isso, a Toyota comunicou o adiamento da estreia do modelo, que aconteceria no fim de outubro.
Por ora, a montadora não comentou os impactos na produção da fábrica de Sorocaba (SP), onde são produzidos os veículos. Porém, diante das circunstâncias, é provável que Corolla sedã e Corolla Cross sofram impactos na produção das versões equipadas com o motor 2.0 flex.
"A Toyota agradece todas as manifestações de apoio recebidas de governos, autoridades, associações, sindicatos, outras fabricantes, fornecedores, distribuidores, rede de concessionários, parceiros, funcionários e da sociedade em geral neste momento desafiador", diz o comunicado oficial.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!