Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tesla 'derrete' na Europa enquanto venda de carros elétricos cresce

Novo visual do Model Y, um de seus modelos de maior sucesso, é uma das causas

7 set 2025 - 16h16
Compartilhar
Exibir comentários

A montadora americana Tesla vive um período de retração em praticamente todos os seus principais mercados europeus, perdendo espaço justamente em países onde a procura por veículos elétricos cresce aceleradamente.

Na Alemanha, maior economia da região, os emplacamentos da marca recuaram 39% em agosto e acumulam queda de 56% entre janeiro e agosto, segundo dados divulgados pela Autoridade Federal de Transporte Motorizado em 3 de setembro. França, Bélgica, Dinamarca e Suécia também registraram quedas expressivas nas vendas da fabricante norte-americana no último mês.

Tesla vende bem no mercado norueguês

A exceção ficou por conta da Noruega, onde a Tesla ampliou em 21% seus registros em agosto e soma alta de 26% no acumulado do ano. No cenário global, a empresa de Elon Musk entregou 13% menos carros no primeiro semestre, abrindo caminho para um segundo recuo anual consecutivo.

Nos Estados Unidos, a expectativa é que a proximidade do fim dos créditos fiscais federais estimule as compras, mas esse efeito pode ser ofuscado pela fraqueza nos mercados europeu e chinês.

Visual polêmico do novo Model Y causa resistência na Europa

A Tesla atribuiu parte da desaceleração à transição de visual do Model Y, seu modelo mais vendido, que recebeu atualização de design. Porém, cerca de seis meses após o início das entregas na Europa, o veículo encontra resistência em alguns países: em agosto, as vendas caíram 87% na Suécia e 47% na Dinamarca.

Enquanto isso, curiosamente, o restante do setor elétrico europeu mostra vigor. Só na Alemanha, os emplacamentos de veículos a bateria cresceram 46% em agosto. No continente como um todo, a alta foi de 26% nos sete primeiros meses do ano, em contraste direto com a queda de 40% da Tesla no mesmo período, por exemplo.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade