Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Stellantis suspende produção de seis fábricas na Europa após queda nas vendas

Paralisações temporárias ocorrem por conta da queda nas vendas da Stellantis e pelo aumento da concorrência das marcas chinesas na Europa

26 set 2025 - 11h13
Compartilhar
Exibir comentários
Fábrica da Fiat em Pomigliano (Itália)
Fábrica da Fiat em Pomigliano (Itália)
Foto: Stellantis/Divulgação

A Stellantis anunciou que suspenderá a produção em diversas fábricas na Europa diante da queda nas vendas e do aumento da concorrência, principalmente das marcas chinesas. A medida ocorre após o grupo registrar prejuízo líquido de (R$ 12,3 bilhões) no primeiro semestre de 2025. No Brasil e na América Latina, a situação é diferente, onde a Stellantis lidera as vendas.

Fábricas paradas na Itália e França

As informações são do site português Razão Automóvel. A produção será interrompida na fábrica de Pomigliano, na Itália, entre 29 de setembro e 6 de outubro. No local, são montados o Fiat Panda e o Alfa Romeo Tonale. Já a unidade de Poissy, na França, responsável pelo DS3 e pelo Opel Mokka, ficará paralisada de 13 a 31 de outubro.

Fábrica da Fiat em Pomigliano (Itália)
Fábrica da Fiat em Pomigliano (Itália)
Foto: Stellantis/Divulgação

Neste contexto, a Stellantis escolheu suspender a produção na fábrica de Pomigliano por um tempo limitado O objetivo é “ajustar o ritmo de produção a um mercado desafiante na Europa, ao mesmo tempo em que administra os estoques da forma da forma mais eficiente possível antes do final do ano”, afirmou a montadora em um comunicado oficial.

Outras unidades também devem parar

Segundo a Bloomberg, outras quatro fábricas podem ser afetadas. Entre elas estão Tychy, na Polônia – que produz o Jeep Avenger e modelos da Leapmotor – e Eisenach, na Alemanha, responsável pelo Opel Grandland. Duas unidades na Espanha também podem paralisar temporariamente.

DS 3 2026
DS 3 2026
Foto: Stellantis/Divulgação

Prejuízo bilionário no semestre

O grupo registrou prejuízo líquido de € 2,3 bilhões (R$ 12,3 bilhões) no primeiro semestre de 2025, o que representa queda de 140% em relação ao mesmo período de 2024. As vendas caíram 7% na Europa (1,3 milhão de unidades) e 23% na América do Norte (647 mil veículos). Já as receitas líquidas caíram para € 74,3 bilhões (R$ 396,5 bilhões), redução de 13% em relação ao ano passado.

Estratégia para recuperação

O novo CEO, Antonio Filosa, afirmou que serão necessárias “decisões difíceis” para recuperar a rentabilidade. Entre as apostas estão novos lançamentos, como o Citroën C3 Aircross, Fiat Grande Panda, Opel Frontera, DS Nº8, Jeep Compass e Citroën C5 Aircross, além de atualizações nos Citroën C4/C4X e Opel Mokka.

Opel Mokka 2025
Opel Mokka 2025
Foto: Stellantis/Divulgação

Concorrência chinesa no radar

A Stellantis também enfrenta o avanço dos fabricantes chineses, liderados pela BYD, que vêm ganhando mercado com preços mais competitivos. A combinação de estoques elevados, vendas em queda e rivais asiáticos em expansão coloca a empresa em um dos momentos mais delicados desde sua criação, em 2021.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade