Salão do Automóvel volta em 2027 com dez marcas já confirmadas
Nova edição será realizada de 30 de outubro a 7 de novembro de 2027 no Distrito Anhembi, em São Paulo
O Salão do Automóvel está oficialmente confirmado para 2027. A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – e a RX, organizadora do evento, anunciaram as datas da próxima edição antes mesmo do encerramento da mostra atual, que segue até 30 de novembro no Distrito Anhembi. O anúncio foi feito por Igor Calvet, presidente da Anfavea, e por Fernando Fisher, CEO da RX Américas.
Anfavea já projeta Salão maior em 2027
Segundo a organização, dez expositores presentes na edição de 2025 já garantiram presença em 2027. Outras duas marcas manifestaram interesse e avaliam o retorno. Um desafio para Calvet será trazer de volta ao Salão de São Paulo marcas tradicionais que ficaram ausentes este ano, especialmente Chevrolet, Volkswagen, Nissan, Ford, Mercedes, Audi e BMW – todas com produção no Mercosul.
Para Calvet, o anúncio reforça o papel histórico do Salão no calendário automotivo. “O Salão voltou da forma que ele merecia: prestigiado por marcas, autoridades e, principalmente, pelo público. O sucesso desta edição nos traz a responsabilidade de fazer, em 2027, um evento ainda melhor”, afirmou.
Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX, destacou o desempenho do novo formato, que combina lançamentos, ativações e experiências imersivas. “O 32º Salão do Automóvel acontecerá de 30 de outubro a 7 de novembro de 2027”, disse Nardy.
Dez empresas comunicaram oficialmente que estarão no próximo Salão:
- Caoa Chery
- Caoa Changan
- Hyundai
- Renault
- Stellantis
- Toyota
- Kia
- Omoda & Jaecoo
- GAC
- Suzuki Motos
Além delas, Honda e HPE Mitsubishi declararam intenção de voltar e avaliam a confirmação.
Como as marcas reagiram ao Salão 2025
A Hyundai celebrou o retorno do evento ao calendário e sua continuidade. “O Salão voltou com força total e ocupa seu lugar histórico como o grande palco do setor. Estaremos juntos em 2027, com mais espaço e um mercado ainda mais forte”, afirmou Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.
A Renault destacou que o Salão foi o palco para a chegada do Boreal ao mercado e para a apresentação de futuros lançamentos como Koleos e o concept Niagara. “Para a Renault, foi o evento perfeito”, disse Aldo Costa, diretor de Marketing.
A Omoda & Jaecoo, estreante do evento, também confirmou participação. “Para 2027, queremos chegar ainda mais fortes, com rede ampliada, modelos de nova geração e presença consolidada entre as principais marcas do país”, afirmou Thiago Marques, Head de PR da marca.
A Honda avaliou positivamente infraestrutura, novo formato e experiência do público, e informou ter intenção de participar da edição de 2027. A HPE Mitsubishi Motors classificou sua presença como bastante positiva e disse estar analisando futuras participações.
Público de 90 mil pessoas no fim de semana
Incorporado novamente ao calendário de grandes eventos da cidade de São Paulo, ao lado da Fórmula 1, o Salão do Automóvel de 2025 segue aberto até 30 de novembro. No primeiro fim de semana, mais de 90 mil visitantes passaram pelo Distrito Anhembi, volume que reforça a demanda reprimida pelo retorno do evento.