Salão do Automóvel de SP teve 3 endereços diferentes; confira
Evento começou em 1960 no Parque Ibirapuera, mas foi no Anhembi onde Salão ficou por 44 anos e agora retornará em novembro
Criado oficialmente em 1960 no Pavilhão de Exposições do Parque Ibirapuera, o Salão do Automóvel de São Paulo surgiu como um marco para a indústria nacional, numa época em que carros brasileiros ainda conviviam com desconfiança do consumidor. Na década de 1960, todas as edições ocorreram nesse local, com destaque para lançamentos como o Aero Willys, o Renault Dauphine e o Willys Interlagos.
A partir de 1970, o evento passou a ser realizado no Pavilhão do Anhembi, inaugurado com a 7ª edição e concebido pelo idealizador do salão, Caio de Alcântara Machado. Entre 1970 e 2014, o Salão se consolidou no Anhembi, reunindo grandes marcas nacionais e importadas e registrando edições históricas como a do Puma, do Fiat 147 e do Opala. O Anhembi também viu a chegada dos importados nos anos 1990 e marcas de luxo como Ferrari, Lamborghini e Maserati pisarem no Brasil.
Devido ao desgaste das instalações do Anhembi e à busca por uma estrutura mais moderna e confortável, o Salão mudou-se para o São Paulo Expo, na Zona Sul, para as edições de 2016 e 2018. O novo local oferecia ar-condicionado, melhor acessibilidade, estacionamento maior e mais conexão com o transporte público, melhorias em relação às carências do Anhembi na época.
Após um hiato de sete anos sem realização, a última edição foi em 2018, o evento agora retornará ao Anhembi entre 22 a 30 de novembro de 2025. A nova versão será realizada no recém-renovado Distrito Anhembi, um complexo que inclui o Sambódromo, com infraestrutura reforçada e integração com negócios e test-drives.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!