Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Review: Pulse Abarth revela seus limites em viagem de 1.200 km

Primeiro SUV esportivo da Fiat no Brasil, Pulse Abarth brilha na cidade e na estrada, mas tem um detalhe que precisa ser considerado

2 set 2024 - 14h48
(atualizado às 20h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Esta é a terceira vez que avaliamos o Pulse Abarth, o esportivo da Fiat que não tem o logotipo da marca italiana visível, a não ser no cantinho interno dos espelhos retrovisores. A primeira vez foi no circuito de Tarumã (RS), a segunda foi no dia-a-dia e agora rodamos 1.200 km com Pulse Abarth, de São Paulo a Londrina (PR), ida e volta.

Como das outras vezes, gostamos da dinâmica do Fiat Pulse Abarth. Com 185 ou 180 cavalos disponíveis no motor 1.3 T270 (depende se está com etanol ou gasolina), ele é um campeão de aceleração em sua categoria e as suspensões rígidas lhe dão um comportamento direcional muito bom. Os freios também são eficientes.

Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Pulse Abarth vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, graças a uma ótima relação peso/potência de 6,9 kg/cv. Para comparar, o único hatch com apelo esportivo da categoria, Volkswagen Polo GTS, faz a mesma prova em 8,3 segundos. Com apenas 150 cv e 250 Nm, o Polo GTS é mais caro do que o Pulse Abarth, mas não tem a mesma esportividade.

O preço continua sendo um atrativo do Fiat Pulse Abarth. Ele custa R$ 151.990, o que é -3.000 reais em relação ao Polo GTS (R$ 154.990) e -14.000 reais em relação ao Fastback Abarth (R$ 165.990). O Pulse Abarth é pior do que eles? Não. Mas leva desvantagem em dois pontos, que ficaram muito claros nessa viagem de 1.200 km.

Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Em relação ao Polo GTS, o Pulse Abarth é menos econômico. Na estrada, o esportivo da Fiat faz 12,3 km/l com gasolina e 8,9 km/l com etanol. O VW faz 13,8 km/l (g) e 10,8 km/l (e). Mas quem compra um esportivo está mais interessado em desempenho ou em economia? Desempenho, é claro – e o Pulse Abarth tem 30 cv e 20 Nm a mais.

Em relação ao Fastback Abarth, o Pulse Abarth tem um detalhe que precisa ser considerado: a desvantagem (enorme) na capacidade do porta-malas. Segundo a Fiat, o Fastbach comporta 516 litros de volume, enquanto o Pulse carrega apenas 370 litros no bagageiro. Em nossa utilização, carregados de malas e caixas de livros, o jeito foi colocar algumas bagagens no banco traseiro. Não é o ideal, pois os volumes ficam soltos.

Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Foto: Cris Prado / Guia do Carro

Em todos os outros aspectos, Pulse Abarth e Fastback Abarth são iguais. O Pulse Abarth tem a vantagem de ser bastante compacto (4,115 m), o que o torna mais versátil no trânsito e também na procura de vagas de estacionamento. Vale lembrar que o modelo esportivo é rebaixado em 10 mm em relação ao Fiat Pulse (que tem 130/125 cv e 200 Nm na versão Impetus 1.0 turbo, que custa R$ 137.990).

O câmbio automático de 6 marchas permite ótimo desempenho ao Pulse Abarth, cujo motor é 1.3 turbo. Porém, se tivesse uma marcha a mais, o carro seria também mais econômico. De qualquer forma, neste Abarth o câmbio pequeno para o motor de 185/180 cv não afeta tanto quanto nos carros mais pesados, como Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. 

Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A suspensão do Pulse Abarth é dura (como deve ser num esportivo) e os pneus são 215/50 R17. Eles são bem largos para o porte do carro (1,777 m de largura) e não são exageradamente baixos, o que ajuda a transpor os pisos ruins com mais conforto. O vão livre é de 217 mm e a distância mínima do solo é de 188 mm. O carro é ótimo para uso no dia-a-dia e rápido para viagens

A borboleta para trocas de marcha manuais e a alavanca sequencial (com as marchas subindo no movimento para trás, que é melhor) permitem uma condução esportiva e prazerosa. O ronco grave ajuda. O Pulse Abarth ainda chama muita atenção nas ruas e especialmente nos postos de gasolina. Muitos ainda não sabem que o Abarth é um Fiat. 

Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O quadro de instrumentos esportivo, o botão vermelho “Poison” (Veneno) no volante de direção para acionar o modo Sport, os bancos e o acabamento também são exclusivos do Pulse Abarth, que traz ainda faixas laterais e teto preto. O logotipo que traz um escorpião é forte e passa exatamente a ideia de um carro com “veneno”, como se dizia antigamente.

A multimídia Uconnect de 10”, com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, é muito rápida e a qualidade do som é admirável. O Fiat Pulse Abarth não economiza em bobagens (como as alças de segurança no teto, que sumiram dos carros da Volkswagen). Além disso, o cinto de segurança tem ajuste de altura e não enforca o passageiro do lado direito.

Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Fiat Pulse Abarth T270 em viagem de 1.200 km
Foto: Sergio Quintanilha

Para quem não precisa carregar muita bagagem, o Fiat Pulse Abarth é um carro com ótimo custo-benefício. Ele está disponível nas seguintes cores: Branco Banchisa com teto Preto Vulcano (do nosso review), Preto Vulcano, Vermelho Monte Carlo com teto Preto Vulcano e Cinza Strato com teto Preto Vulcano. É uma boa compra, para quem gosta de carro duro e posição de dirigir bem elevada.

Dados da viagem

  • Total do percurso: 1.174 km
  • Combustível: gasolina
  • São Paulo-Posto Kafé: 11,7 km/l
  • Posto Kafé-Londrina: 10,9 km/l
  • Cidade: 9,5 km/l
  • Londrina-São Paulo: 12,8 km/l  
  • Consumo médio: 11,8 km/l ou 8,5 litros/100 km

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade