Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Review: Audi Q8 é um exagero de SUV – e quer te conquistar por isso

Testamos o Audi Q8 Performance Black 2025, que traz motor 3.0 V6 turbo de 340 cv e pacote de itens recheado custando menos do que os rivais

1 out 2025 - 05h59
Compartilhar
Exibir comentários
Audi Q8 Performance Black 2025
Audi Q8 Performance Black 2025
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

Qual é o preço para estar no topo do segmento mais disputado atualmente no país? No caso do Audi Q8 Performance Black, a cifra é de R$ 794.990. É pouco? Certamente não. Mas se tratando de um SUV no qual praticamente todos os adjetivos são superlativos, até que o valor pode ser um dos mais vantajosos entre os carros de luxo no Brasil. Para descobrir o porquê disso, nós testamos o Audi Q8 Performance Black durante quatro dias no Rio de Janeiro (RJ).

Audi Q8: colosso alemão

Lançado em 2019 no Brasil, o Audi Q8 foi reestilizado há praticamente um ano – o modelo foi apresentado no dia 3 de outubro do ano passado. Apesar dos seis anos de estrada, o visual do Q8 ainda agrada bastante. Na última renovação, ele ganhou novos faróis – que pela primeira vez podem contar com a eficiente tecnologia Full LED HD Matrix com iluminação laser (um opcional de R$ 26 mil!). 

Audi Q8 Performance Black 2025
Audi Q8 Performance Black 2025
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

Outras novidades incluem uma grade frontal e para-choques redesenhados, novas rodas de 23” e lanternas traseiras digitais OLED com quatro designs distintos. O modelo é vendido no Brasil apenas na versão Performance Black, que traz pacote visual S Line no exterior e interior. Esqueça os cromados: os detalhes de acabamento são na cor preta e com pegada esportiva. 

Embora seja um SUV, o Audi Q8 é mais esportivo pessoalmente do que aparenta, e segue a filosofia do seu irmão de plataforma MLB Evo, o Porsche Cayenne. Mérito das proporções do modelo: mais largo e baixo do que os demais SUVs da Audi. No entanto, o tamanho impressiona bastante: são 4,98 m de comprimento, 2,19 m de largura (com os retrovisores) e 1,70 m de altura. O entre-eixos é de 2,99 m.

Ao volante do Audi Q8 Performance Black

As grandes dimensões exigem atenção extra ao conduzir o Audi Q8 em ruas mais estreitas ou em vagas mais apertadas. Um recurso que auxilia bastante nessas horas é a câmera 360º com função 3D. Outro item é o eixo traseiro dinâmico. Em baixas velocidades, as rodas traseiras giram até cinco graus na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o raio de giro em até um metro.

Ainda assim, o porte do modelo se traduz em um amplo espaço interno para cinco ocupantes, que viajam confortavelmente até mesmo no banco de trás. O porta-malas ainda leva até 605 litros. O Q8 é equipado com um motor 3.0 V6 turbo de 340 cv de potência e 500 Nm de torque, que traz o auxílio de um sistema híbrido leve de 48V. 

Audi Q8 Performance Black 2025
Audi Q8 Performance Black 2025
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

É uma força mais do que suficiente: ele vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e tem a velocidade máxima limitada a 210 km/h. O câmbio é um automático de oito marchas e a tração é integral nas quatro rodas com a tecnologia Quattro. O ronco do motor de seis cilindros é um dos destaques, e é coisa rara em meio ao mar de propulsores de três cilindros vendidos no Brasil. 

O consumo, por outro lado, cobra caro por isso: mesmo com o sistema híbrido que ajuda a reduzir o gasto de combustível, as médias do Inmetro indicam 6,4 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada, sempre com gasolina. Na prática, é possível obter médias ligeiramente melhores ao conduzir de forma mais comedida. Porém, ao pisar mais fundo – principalmente no modo de condução Dynamic – a média mal chega aos 5 km/l. Na estrada, o Audi Q8 agrada bastante pelo conforto.

A posição de dirigir é elevada, como o esperado de um SUV. A direção elétrica é bem acertada e direta, e o start-stop funciona de forma bem suave, quase imperceptível. O Audi Q8 também responde bem ao acelerar, e não falta desempenho. A suspensão adaptativa a ar pode levantar a carroceria em até 5 cm ou rebaixá-la em 4 cm, dependendo do modo de condução escolhido. Com isso, ela pode ficar mais firme ou macia. 

Audi Q8 Performance Black 2025
Audi Q8 Performance Black 2025
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

A tração integral também ajuda no comportamento dinâmico do Q8. Apesar do deslocamento de peso nas curvas, a eletrônica atua de forma com que o SUV consiga ser um carro mais equilibrado nessa situação. As enormes rodas de 23” são bonitas, mas os pneus sofrem um pouco com as condições do asfalto brasileiro. 

Experiência a bordo do Audi Q8

O acabamento é um dos pontos de destaque do Audi Q8. O painel e as portas contam com superfícies emborrachadas e detalhes em metal. Os bancos revestidos em couro Valcona trazem ajustes elétricos e função de memória para o motorista. O painel digital de 12,3” possui boa visualização, assim como a central multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio (embora na unidade testada, a função só podia ser ativada via cabo).

Ainda há uma terceira tela de 8,6” para os comandos do ar-condicionado de 4 zonas de temperatura. Gostamos do sistema de som Bang & Olufsen 3D com 17 alto falantes e 730 Watts de potência, de excelente qualidade. Além disso, a unidade testada também contava com os opcionais Head-up display (R$ 20.000) e Assistente de visão noturna (R$ 30.000).

Audi Q8 Performance Black 2025
Audi Q8 Performance Black 2025
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

Dentre os itens de série, o Audi Q8 conta com seis airbags, assistente de troca de faixa e trafego traseiro e exit Warning; ACC c/ Active Lane Assist com assistente de emergência; Park assist plus com sensores estacionamento dianteiros e traseiros; fechamento das portas servo assistido; chave presencial; iluminação ambiente, porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free; e sistema start-stop.

Vale a pena levar o Audi Q8 para casa?

Como já dissemos anteriormente, o Audi Q8 Performance Black é um carro superlativo. Ele é bem grande, e se destaca pelo amplo espaço interno. Também anda bem, conta com um acabamento refinado e traz todo o pacote tecnológico da marca de Ingolstadt (Alemanha). Ele também se destaca pela presença da tração integral Quattro.

Audi Q8 Performance Black 2025
Audi Q8 Performance Black 2025
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

Ok, talvez ele não chame tanta atenção quanto o BMW X6 xDrive40i M Sport (R$ 881.950) ou fique devendo o sistema híbrido mais avançado do Porsche Cayenne Coupé E-Hybrid (R$ 840.990), mas custa bem menos do que os dois, e traz mais itens de série. A unidade que testamos contava com alguns opcionais que elevam o preço de R$ 794.990 para R$ 870.990. 

Ainda assim, ele sai mais em conta do que o rival da BMW, e pode ser uma boa opção no segmento de SUVs grandes.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade