Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Review: Audi A3 Sedan impressiona pela dinâmica e traz pacote de itens recheado

Testamos o Audi A3 Sedan Performance Black 2025, que traz motor 2.0 turbo de 204 cv, novidades visuais e quer roubar clientes do BMW 320i

10 set 2025 - 05h59
(atualizado às 07h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Em um mercado recheado de SUVs, os sedãs têm se tornado cada vez mais raros. No entanto, eles ainda impressionam pela boa dinâmica e pelo espaço de sobra no porta-malas. Buscando atrair o consumidor que procura por esses atributos, a Audi lançou no início deste ano a linha 2025 do A3 Sedan com novidades pontuais no design e na lista de equipamentos. E nós testamos o Audi A3 Sedan em sua versão Performance Black (R$ 344.990) durante uma semana no Rio de Janeiro (RJ).

Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

Ao volante do Audi A3 Sedan

Não é a primeira vez que eu tenho contato com o Audi A3 Sedan. Conheci o modelo durante o lançamento da atual geração (a quarta do A3 e segunda do A3 Sedan) no Brasil, em novembro de 2021. Também pude pilotar o A3 reestilizado no início deste ano, no Circuito Pan Americano. 

Então já sabia do bom comportamento dinâmico do modelo alemão. Mas desta vez, testá-lo em meio ao trânsito carioca foi a oportunidade de conviver e descobrir algumas particularidades do Audi A3 no dia-a-dia. E como ele é um excelente companheiro para quem gosta de dirigir. 

A direção elétrica é bem acertada e direta. A suspensão é firme e mantém o sedã bem estável, mesmo ao entrar mais rápido em curvas. A posição ao dirigir é perfeita. De certa forma, ele até estimula um comportamento mais “arisco” e esportivo ao volante. Mesmo sendo um carro baixo, ele não raspou a frente em nenhum momento ao passar por rampas e valetas. 

Sob o capô, todas as versões do A3 Sedan 2025 mantiveram o motor 2.0 turbo TFSI, que desenvolve 204 cv de potência entre 4.500 rpm e 6.000 rpm, e 320 Nm de torque entre 1.600 rpm e 4.400 rpm (aumento de 20 Nm em relação ao modelo anterior), além da transmissão automática S tronic de sete marchas. 

Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

O resultado é um sedã com potência de sobra para o uso em cidades e estradas, com trocas de marcha rápidas e respostas quase imediatas ao pisar no acelerador. Com esse conjunto, o Audi A3 Sedan vai de 0 a 100 km/h em 7,4s e chega a 210 km/h de velocidade máxima. Durante nosso teste, chegamos a obter médias de 11,5 km/l na cidade e de 15,2 km/l na estrada, ambos com gasolina. Imagina se fosse híbrido.

No entanto, as rodas de 19” com os pneus de perfil baixo sofrem um pouco em vias com pavimentação irregular. Se fosse possível, eu optaria pela versão Performance Black com rodas do mesmo design, mas talvez de aro 17” ou 18”.

Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

Visual do Audi A3 Sedan impressiona

Na linha 2025, o Audi A3 Sedan estreou com novidades visuais, com destaque para os para-choques redesenhados na dianteira e na traseira. A versão Performance Black traz o kit exterior S Line, nova grade frontal em cromo escuro com elementos de design em forma de L com inserções na grade de proteção do radiador feitos de alumínio, novo para-choque dianteiro com entradas de ar esportivas. 

Os faróis desta versão são full-LED com a tecnologia Matrix e setas dinâmicas. Também há quatro opções de assinatura visual. Nas laterais, há o nome do veículo gravado na coluna B. As rodas da versão Performance Black testada são de 19” e da linha Audi Sport. Na traseira, as lanternas em LED ganharam novos elementos internos.

Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

A unidade testada contava com a bela e chamativa cor Verde Distrito Metálico, que adiciona R$ 1.700 ao valor final do A3. Durante o período em que rodamos com o modelo, não foi incomum encontrar olhares curiosos em direção ao carro. Os detalhes em black piano da versão Performance Black também deixaram o visual mais refinado e esportivo.

Em relação às dimensões, o modelo possui 4,504 m de comprimento, 1,984 m de largura (com retrovisores), 1,442 m de altura, e 2,634 m de entre-eixos. O porta-malas leva 425 litros. 

Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

As versões Performance e Performance Black têm como opções as cores Branco Arkona (sólida); Amarelo Piton, Azul Ascari, Azul Navarra, Branco Geleira, Preto Mito, Verde Distrito, Vermelho Progressivo (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada). No interior, é ofertada a opção única de cor preta.

Experiência a bordo do Audi A3 Sedan

O acabamento é um dos pontos de destaque do Audi A3 Sedan. O painel conta com superfícies emborrachadas e apliques em Alcantara na versão Perfomance Black. Visualmente, as peças contam com encaixes perfeitos. O painel digital tem boa visualização, e a central multimídia tem funcionamento intuitivo e rápido. Também gostamos dos comandos físicos para o ar-condicionado.

O volante tem boa empunhadura e os bancos (com ajustes elétricos e aquecimento na dianteira) são bonitos e confortáveis. Eles trazem revestimento misto em couro sintético e Alcantara. O único ponto em que o acabamento poderia ser um pouco melhor é na parte superior das portas traseiras, que trazem plástico rígido. 

Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

Na dianteira, elas são emborrachadas. O espaço interno é bom para quatro adultos, mas os passageiros traseiros podem sofrer um pouco caso sejam mais altos, uma vez que o teto é baixo (são apenas 1,44 m de altura) e o entre-eixos de 2,63 m é menor do que o do Volkswagen Virtus (2,65 m).

Versão Performance Black traz pacote de itens recheado

Dentre os itens de série, a versão Performance Black conta com controle de cruzeiro adaptativo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com Park Assist, pacote de assistência lateral com aviso de saída de faixa (detector de ponto cego) e tráfego cruzado traseiro. 

Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

Também há seis airbags, detector de fadiga, luzes Full-LED com setas dinâmicas, ar digital automático, seletor de modos de condução, luzes ambientes, sensor de chuva e crepuscular, porta-malas com abertura elétrica, bancos dianteiros aquecidos e elétricos, ar de 3 zonas, retrovisores rebatíveis com função de descida do retrovisor do passageiro, park assist inteligente, pacote visual S Line e painel digital de 12,3”.

Enquanto isso, a central multimídia de 10,1” tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A versão topo Performance Black ainda agrega acabamento do painel e bancos em microfibra Dinamica, pacote de luzes ambiente Pro, rodas de 19”, sistema de som premium Sonos 3D de 680 W, que é de excelente qualidade.

Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

Vale a pena levar o Audi A3 Sedan para casa?

Em nosso teste, foi possível perceber como o Audi A3 Sedan é um carro muito bem acertado dinamicamente. O motor 2.0 turbo dá conta do recado e tem fôlego de sobra tanto no uso urbano quanto na estrada. A versão Performance Black tem um pacote recheado de equipamentos e traz um visual diferenciado graças ao pacote S Line e os detalhes escurecidos de acabamento. 

O preço de R$ 344.990 da versão o coloca na disputa direta com o BMW 320i GP (R$ 346.950), que é de segmento superior, mas oferece menos equipamentos de série e menos potência (184 cv x 204 cv). Caso a lista de equipamentos e o visual sejam essenciais, o Audi A3 Sedan pode ser uma opção mais vantajosa. 

Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Audi A3 Sedan Performance Black 2025
Foto: João Buffon/@joaohbuffon/Guia do Carro

No entanto, dentro da própria Audi há o novíssimo A5, de segmento superior, que custa R$ 379.990 e traz motor 2.0 turbo de 272 cv e tração integral Quattro. Ele também oferece mais espaço interno e é o concorrente direto do BMW Série 3. Portanto, talvez possa valer a pena subir para o irmão maior dentro da própria marca de quatro argolas, ou buscar por alguma das versões mais em conta do A3 Sedan.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade