Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qual estado da bateria de um VW ID.3 após 4 anos e 160 mil km?

Órgão viário alemão testou hatch elétrico em condições reais e obteve resultados acima da média em durabilidade e autonomia

28 jul 2025 - 15h00
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O clube automotivo alemão ADAC concluiu um teste de longa duração com um Volkswagen ID.3 Pro S, revelando dados importante sobre a durabilidade das baterias dos carros elétricos.

Ao longo de quatro anos e mais de 160 mil quilômetros rodados, o hatch manteve 91% da capacidade líquida da bateria, número acima da expectativa para esse patamar de uso.

A unidade testada tinha bateria de 77 kWh e, segundo o ADAC, sua autonomia real caiu apenas 13 km desde o início do teste - de 438 km para 425 km. O resultado é especialmente relevante por coincidir com o limite da garantia oferecida pela Volkswagen para o componente: 160 mil km ou 8 anos, com garantia mínima de 70% da capacidade original.

O mais impressionante é que a bateria foi submetida a um uso nada cuidadoso. Cerca de 40% dos carregamentos foram feitos em estações de carga rápida, e o carro frequentemente ficou plugado com carga completa por dias seguidos, algo não recomendado por fabricantes. Ainda assim, o sistema se manteve saudável.

Além da bateria, o desempenho geral do ID.3 também surpreendeu positivamente. Elementos como suspensão e direção passaram ilesos pelos 160 mil km. Outro destaque foi o impacto positivo das atualizações de software, que melhoraram desde a eficiência energética até a velocidade de recarga.

No início, a taxa de carregamento rápido era de 125 kW. Com as atualizações, o carro passou a atingir picos acima de 160 kW entre 10% e 30% de carga. Já o consumo médio de energia caiu de 20 para 18,3 kWh/100 km, considerando inclusive as perdas durante o carregamento.

O ID.3 avaliado foi o primeiro modelo da família elétrica da Volkswagen a passar pelo extenso programa de testes do ADAC, e com resultados positivos. Agora, a meta é seguir com o teste até os 250 mil km.

Novo VW ID.3 GTX
Novo VW ID.3 GTX
Foto: VW/Divulgação
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade