Prestes a estrear no Brasil, MG Motors planeja lançar 'irmã' da nova Amarok
MG U9 deve chegar em 2027 em segundo momento de implantação da marca no País; picape é maior que Hilux e S10 e terá versão híbrida plug-in
A MG prepara um novo e importante passo em sua expansão no Brasil. Após anunciar a estreia oficial com os modelos MG4, S5 e o esportivo elétrico Cyberster, a marca, que é controlada pela chinesa Saic Motor, também trará ao país a picape U9, um projeto global que compartilha a mesma base da nova geração da Volkswagen Amarok, fruto de uma parceria entre as duas fabricantes.
Segundo informações da revista Autoesporte, a U9 será lançada no Brasil por volta de 2027, na segunda fase de consolidação da marca no país. O modelo seguirá a estratégia já aplicada em mercados como a Austrália, onde é vendido sob a bandeira da MG e com visual exclusivo na dianteira. Em outros países, a picape também é comercializada como Maxus Terron 9, Maxus Interstellar X ou LDV Terron 9, todas pertencentes ao mesmo grupo Saic.
Plataforma e porte
A MG U9 adota uma estrutura do tipo semi-monobloco, que elimina a separação tradicional entre cabine e caçamba, diferente da maioria das picapes médias. A Saic afirma que o formato oferece melhor equilíbrio entre conforto e robustez. Há duas opções de suspensão: traseira por feixe de molas, voltada ao trabalho pesado, e independente multilink, com foco no conforto.
Com 5,50 metros de comprimento, 2,00 m de largura, 1,86 m de altura e 3,30 m de entre-eixos, a U9 é maior que modelos como Toyota Hilux e Ford Ranger, ficando próxima de picapes grandes em proporções. A caçamba tem 1.200 litros de capacidade, e o modelo suporta até 1.100 kg de carga útil nas versões a diesel, além de reboque de até 3.500 kg.
Design e interior
Visualmente, a U9 tem um estilo robusto, com linhas retas, teto plano e coluna C ligeiramente inclinada. A traseira tem lanternas verticais e uma tampa multifuncional, inspirada em picapes norte-americanas. Um dos destaques de engenharia é o sistema que permite abrir eletricamente o painel entre cabine e caçamba, ampliando a área de carga e possibilitando o transporte de objetos com até 2,4 metros.
O interior combina sofisticação e tecnologia. Há uma tela panorâmica dupla de 12,3", acabamento em materiais macios e detalhes metálicos, console central elevado e carregador de celular por indução. As versões mais completas contam com som JBL, bancos com massagem e aquecimento, teto solar panorâmico, iluminação ambiente configurável, câmeras 360° e retrovisor digital.
A U9 chegará primeiro com motor turbodiesel 2.5, de 224 cv e 53 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de oito marchas e tração integral permanente com diferencial blocante. Na Austrália, o consumo médio divulgado é de 12,6 km/l, com autonomia superior a 1.000 km.
A MG também trabalha em uma versão híbrida plug-in a gasolina, inédita até no mercado chinês, que futuramente disputará espaço com BYD Shark e Ford Ranger PHEV.
Produção local
Além da nova picape, a MG estuda instalar uma fábrica no Brasil até 2027, embora local e capacidade produtiva ainda não tenham sido definidos. O projeto da U9 vai significar um novo capítulo para a marca no país, e também antecipa o caminho da nova Amarok, que será derivada da mesma plataforma chinesa desenvolvida pela Saic.
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