Prestes a estrear no Brasil, Leapmotor revela seu primeiro hatch elétrico
B05 tem mesma plataforma do SUV elétrico B10, que estreia em breve no Brasil; hatch promete preço competitivo e vai brigar com BYD Dolphin Plus e ORA 03
A briga no segmento de hatches elétricos vai aumentar. Agora, para fazer companhia para BYD Dolphin Plus e GWM ORA 03, a Leapmotor terá o B05 - Lafa 5, em sua terra natal. Feito na mesma plataforma do SUV B10, o modelo apresentado durante o Salão de Munique 2025, que acontece na Alemanha, tem previsão de lançamento ainda neste ano no mercado chinês. As entregas, no entanto, ficam para o ano que vem.
A fabricante, que atua junto à Stellantis, visa oferecer uma opção acessível no segmento de entrada de veículos movidos a bateria. Por falar nisso, o modelo promete autonomia superior a 400 km, conforme o ciclo WLTP. Por ora, a montadora preferiu não revelar os possíveis preços - que devem ser bastante competitivos - ou dados técnicos do hatch, e se limitou a dizer que o modelo é feito na plataforma LEAP 3.5, a mesma que serve de base ao SUV B10. Por isso, há indícios de que o elétrico chinês partilhe motorizações e baterias com o irmão mais velho.
Caso seja assim, o Leapmotor B05 contará com motor elétrico traseiro de 218 cv e 24,5 mkgf, alimentado por dois tipos distintos de baterias. Uma, com capacidade de 56,2 kWh, e outra com 67,1 kWh. Em estações de carregamento rápido, a ideia é que a bateria consiga recarregar entre 30% e 80% em menos de 20 minutos.
Em medidas, o B05 tem 4,43 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,52 m de altura e distância entre-eixos de 2,74 m. Tem linhas arredondadas, faróis iluminados por LEDs, lanternas que se estendem de uma ponta a outra da carroceria, maçanetas embutidas e spoiler traseiro. Portas sem molduras e rodas de liga leve com 19? completam o visual. O interior ainda não foi revelado. No entanto, estima-se que tenha bastante semelhança com o B10, com destaques para o quadro de instrumentos de 8,8? e para a tela central de 14,6?.
Há estimativas de que o modelo seja apresentado aos brasileiros durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Em breve, a marca atuará por aqui com os modelos B10 e C10, a princípio.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!