Presidente da Volvo diz que bateria de carro elétrico dura mais de 15 anos
Marcelo Godoy, presidente da Volvo Cars do Brasil e da Abeifa, diz que a garantia de 8 anos foi mal comunicada pelas montadoras
O presidente da Volvo Cars do Brasil, Marcelo Godoy, disse durante uma entrevista que os consumidores brasileiros são alvo de desinformação sobre os carros elétricos. Um dos exemplos citados por Godoy é a duração da bateria, em função da garantia de 8 anos.
“Dizem que a bateria do carro elétrico, depois de 8 anos, ela acaba e o carro vai valer zero. Já têm estudos dentro da Volvo que mostram que carros com 250 mil quilômetros andados, carros 100% elétricos, o nível de saúde da bateria está em 87-88%”, disse Godoy.
Mas por que, então, a garantia da bateria é de apenas 8 anos?
“Por que a garantia de um carro normal é de 5 anos? O carro não acaba em 5 anos, então a bateria não acaba em 8 anos também”, comparou Godoy. “O que acontece é que 8 anos foi uma forma de dar um conforto para o cliente. E foi uma desinformação, um tiro errado, pois as pessoas entenderam que a bateria só dura 8 anos.”
Na visão de Macelo Godoy, que é também presidente da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), o medo sobre a vida últil da bateria de carro elétrico é resultado da “má informação da indústria”.
“Essa bateria normalmente é feita para durar de 15 a 20 anos, fora o uso secundário. Só que a indústria não está informando o cliente corretamente, e na dúvida a gente pensa duas vezes”, disse Godoy. A entrevista completa está publicada no canal do Guia do Carro no YouTube (veja abaixo).