PUBLICIDADE

Porsche Cayenne GTS vem com motor V8 e característica multiuso

Em carrocerias SUV e Coupé, modelo tem configuração voltada ao desempenho, mas marca incentiva também o uso diário do carro

22 abr 2024 - 16h40
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação Porsche / Guia do Carro

A Porsche completa a linha Cayenne para o mercado brasileiro com as chegadas dos GTS em carrocerias SUV e Coupé. Com a linha revisada em 2023, os modelos recebem um motor V8 biturbo de 368 kW (500 cv) e sistemas de chassis voltados para performance.

O Porsche Cayenne GTS (abreviação de Gran Turismo Sport) é projetado para ser um esportivo de alta performance e um SUV para todo terreno. E a ideia da marca é que o produto seja considerado adequado para uso diário.

Mesmo assim, para não deixar a performance de lado, o chassi foi ajustado e a altura de rodagem reduzida em 10 milímetros. O Porsche Cayenne GTS é equipado com suspensão a ar adaptativa, incluindo Porsche Active Suspension Management (PASM) e Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus).

Todos os componentes de chassi e sistemas de controle, como Porsche Traction Management (PTM) e o opcional Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), são especificamente projetados para um desempenho em estrada.

Foto: Divulgação Porsche / Guia do Carro

A versão GTS conta com amortecedor de duas válvulas para melhor resposta, além de suspensão a ar de dois compartimentos. Os rolamentos de pivô do eixo dianteiro vêm do Cayenne Turbo GT e aumentam o camber negativo das rodas em 0,58 graus em comparação com outros modelos Cayenne. 

O motor V8 biturbo de 4.0 litros, fabricado em Zuffenhausen, passou por uma revisão técnica visando ganhos de eficiência e um aumento no desempenho.

O motor agora desenvolve 500 cv de potência (aumento de 40 cv em comparação com o modelo anterior) e torque de 660 Nm (aumento de 40 Nm).

A transmissão Tiptronic S de oito velocidades foi revisada para melhorar os tempos de resposta e mudança mais curtos nos modos Sport e Sport Plus.

O novo Cayenne GTS acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. A velocidade máxima é de 275 km/h.

A caixa de transferência para o sistema de tração nas quatro rodas Porsche Traction Management (PTM) possui um circuito de resfriamento de água independente. Ela estabiliza a capacidade de carga contínua em pistas ou rotas montanhosas.

Por fora, as versões recebem a inscrição 'GTS' em preto nas laterais e na traseira do carro, design dianteiro com entradas de ar maiores, faróis e lanternas traseiras com tonalidade escura e pinças de freio vermelhas. 

Saias laterais, inserções frontais, acabamentos das janelas laterais e extensões dos arcos das rodas agora são em preto brilhante. 

Já as ponteiras do sistema de escape esportivo, que antes eram pretas, agora têm um tom de bronze escuro. As  rodas de 21 polegadas com design RS Spyder são em cinza.

O Porsche Cayenne GTS tem um volante esportivo GT aquecido, além de tecido semelhante à camurça cobre o forro do teto, apoios de braço e painéis das portas, painéis centrais dos bancos esportivos ajustáveis. Os reforços laterais foram elevados. 

Os novos modelos chegam com a atualização que inclui a nova inteface Porsche Driver Experience com um painel de instrumentos digital curvo e um display para o passageiro opcional. Faróis de LED matrix HD com tonalidade escura e suspensão a ar está incluso no pacote. 

O Cayenne GTS Coupé inclui um teto panorâmico fixo de vidro e sistema de escape esportivo com ponteiras posicionadas centralmente em bronze escuro. 

A Porsche ainda não informou preços e data da abertura das pré-vendas.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade