Picape sucessora da Saveiro chega em 2026 e terá versões para trabalho
Nova picape da Volkswagen produzida no Paraná também terá versões para lazer e motor 1.5 turbo híbrido flex para brigar com a Fiat Toro
A Volkswagen prepara uma nova picape para substituir a Saveiro em 2026. Conhecido internamente como VW Udara, a caminhonete inédita teve mais detalhes adiantados pelo presidente da marca alemã no país, Ciro Possobom. Um dos lançamentos mais aguardados do ano que vem para o Brasil, a nova caminhonete terá porte semelhante ao da Fiat Toro e contará com versões para trabalho e lifestyle.
Nova picape da Volkswagen terá versões “para todos”
Em entrevista ao podcast QRCast, o presidente da Volks no Brasil adiantou “Nós sempre trabalhamos com picape de entrada, até com Amarok, então teremos picapes para todos”, completou. Isso indica que o novo modelo também terá versões para o trabalho pesado e focadas em vendas diretas, para substituir a Saveiro atual.
A nova picape ainda não tem nome definido oficialmente. Dentre as opções, estão os nomes Udara, Arena, Tukan e Therion. Outra possibilidade é o nome da picape conceito apresentada no Salão do Automóvel de 2018, Tarok.
Porte de Fiat Toro e maior do que o da Saveiro
Conhecida internamente como VW Udara ou VW 247, a picape será maior que a Saveiro atual, com dimensões próximas às de Fiat Toro e Chevrolet Montana. A ideia é atender tanto consumidores que buscam um veículo para trabalho quanto quem deseja um carro com pegada urbana e de lazer.
Suspensão inspirada na líder de vendas
Ainda há rumores de que a nova picape possa utilizar a nova plataforma MQB Hybrid, de porte maior do que a MQB-A0 – utilizada por Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e Tera – e já preparada para a hibridização. A suspensão traseira terá eixo rígido com feixe de molas, solução mais robusta já adotada na Fiat Strada. Já a tração será dianteira.
Motor inédito no Brasil
A nova picape deve estrear no Brasil o motor 1.5 turbo flex de 150 cv e 250 Nm, aliado ao câmbio automático de oito marchas. Ela também deve ser o primeiro carro nacional da Volkswagen com sistema híbrido leve de 48 volts, que ajudará a reduzir o consumo de combustível. Além das versões híbridas leves, a picape Udara deve contar com configurações apenas a combustão com o mesmo motor.
Lançamento e produção
O modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR), na mesma planta que já fabrica Polo Track e T-Cross. Além do Brasil, a nova picape também será exportada para a América Latina, e ficará abaixo da Amarok. Com estreia marcada para meados de 2026, a nova picape deve marcar o fim da linha para a Saveiro, que deve deixar de ser produzida pouco antes do lançamento.