Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Picape sucessora da Saveiro chega em 2026 e terá versões para trabalho

Nova picape da Volkswagen produzida no Paraná também terá versões para lazer e motor 1.5 turbo híbrido flex para brigar com a Fiat Toro

9 out 2025 - 08h41
Compartilhar
Exibir comentários
Projeção do novo Volkswagen Saveiro baseada no SUV Tera
Projeção do novo Volkswagen Saveiro baseada no SUV Tera
Foto: Kleber Silva / Guia do Carro

A Volkswagen prepara uma nova picape para substituir a Saveiro em 2026. Conhecido internamente como VW Udara, a caminhonete inédita teve mais detalhes adiantados pelo presidente da marca alemã no país, Ciro Possobom. Um dos lançamentos mais aguardados do ano que vem para o Brasil, a nova caminhonete terá porte semelhante ao da Fiat Toro e contará com versões para trabalho e lifestyle.

Nova picape da Volkswagen terá versões “para todos”

Em entrevista ao podcast QRCast, o presidente da Volks no Brasil adiantou “Nós sempre trabalhamos com picape de entrada, até com Amarok, então teremos picapes para todos”, completou. Isso indica que o novo modelo também terá versões para o trabalho pesado e focadas em vendas diretas, para substituir a Saveiro atual.

A nova picape ainda não tem nome definido oficialmente. Dentre as opções, estão os nomes Udara, Arena, Tukan e Therion. Outra possibilidade é o nome da picape conceito apresentada no Salão do Automóvel de 2018, Tarok.

Picape Volkswagen Tarok
Picape Volkswagen Tarok
Foto: VW / Guia do Carro

Porte de Fiat Toro e maior do que o da Saveiro

Conhecida internamente como VW Udara ou VW 247, a picape será maior que a Saveiro atual, com dimensões próximas às de Fiat Toro e Chevrolet Montana. A ideia é atender tanto consumidores que buscam um veículo para trabalho quanto quem deseja um carro com pegada urbana e de lazer.

Suspensão inspirada na líder de vendas

Ainda há rumores de que a nova picape possa utilizar a nova plataforma MQB Hybrid, de porte maior do que a MQB-A0 – utilizada por Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e Tera – e já preparada para a hibridização. A suspensão traseira terá eixo rígido com feixe de molas, solução mais robusta já adotada na Fiat Strada. Já a tração será dianteira.

Nova picape da Volkswagen em testes com mula do Tiguan
Nova picape da Volkswagen em testes com mula do Tiguan
Foto: Reprodução Placa Verde/Instagram

Motor inédito no Brasil

A nova picape deve estrear no Brasil o motor 1.5 turbo flex de 150 cv e 250 Nm, aliado ao câmbio automático de oito marchas. Ela também deve ser o primeiro carro nacional da Volkswagen com sistema híbrido leve de 48 volts, que ajudará a reduzir o consumo de combustível. Além das versões híbridas leves, a picape Udara deve contar com configurações apenas a combustão com o mesmo motor.

Volkswagen Saveiro também abrirá espaço para uma nova picape compacta em breve (Imagem: Divulgação/Volkswagen)
Volkswagen Saveiro também abrirá espaço para uma nova picape compacta em breve (Imagem: Divulgação/Volkswagen)
Foto: Canaltech

Lançamento e produção

O modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR), na mesma planta que já fabrica Polo Track e T-Cross. Além do Brasil, a nova picape também será exportada para a América Latina, e ficará abaixo da Amarok. Com estreia marcada para meados de 2026, a nova picape deve marcar o fim da linha para a Saveiro, que deve deixar de ser produzida pouco antes do lançamento.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade