Picape ou SUV? Veja por que a Maverick supera o Compass
Afinal, vale a pena comprar a picape Ford Maverick ou o SUV Jeep Compass? Provamos em 7 itens que a Maverick pode ser o melhor negócio
Depois de muita expectativa, a picape Ford Maverick finalmente chegou ao Brasil. Um dos lançamentos mais aguardados desta década, a Maverick estreia com a proposta de ser um veículo multiuso, que oferece a versatilidade de uma picape e a dirigibilidade de um SUV. Com isso, a picape não mira somente em modelos como a Fiat Toro e outras picapes. Ela também quer conquistar o consumidor que procura por carros de outras categorias. Mas, como ela se sai diante do Jeep Compass?
Para descobrir essa resposta, selecionamos sete itens essenciais para um embate entre a recém-lançada Ford Maverick Lariat FX4 e o Jeep Compass Limited T350, que é a versão topo de linha do SUV com motor a diesel e tração 4x4, mas sem o apelo off-road da versão Trailhawk. Em relação aos dados de consumo, utilizamos a tabela do Inmetro.
As notas são dadas de 0 a 10, de acordo com os critérios do Guia do Carro. Portanto, cada carro pode somar no máximo 70 pontos no total dos 7 itens do comparativo. O objetivo deste tira-teima é oferecer uma comparação rápida, somente nos 7 itens mais importantes para a maioria dos consumidores. Numa análise com outros itens, o resultado pode mudar – ou não.
Potência
Sob o capô, o Jeep Compass Limited 4x4 conta com um motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 350 Nm de torque. Batizado de T350, ele é associado a um câmbio automático de 9 marchas. Já a Ford Maverick é equipada com um motor 2.0 turbo Ecoboost a gasolina de 253 cv de potência e 380 Nm de torque. O câmbio é um automático de 8 marchas, e a tração é integral. Como oferece números superiores em potência e torque, a vencedora nesse quesito é a Maverick.
Consumo
De acordo com o Inmetro, o Jeep Compass Limited 4x4 faz 10,4 km/l na cidade e 13,0 km/l na estrada, sempre com diesel. A média geral com esse combustível é de 11,7 km/l. Por outro lado, os números da Ford Maverick são de 8,8 km/l e 11,1 km/l, respectivamente. A média, portanto, é de 9,95 km/l. Com vantagem em todos os cenários, o vencedor nesse quesito é o Jeep Compass.
Multimídia
A Ford Maverick é equipada com a central multimídia Sync de 8’’. Ela oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, duas entradas USB, rádio AM/FM e conexão Bluetooth. O sistema também conta com suporte a comandos de voz que permitem controlar as funções de entretenimento, climatização e telefone. Também há o recurso FordPass Connect, que permite ativar funções e verificar informações da Maverick de forma remota. Já o Jeep Compass Limited conta com a central multimídia UConnect de 10,1’’, que oferece praticamente os mesmos recursos. No entanto, só o SUV oferece internet 4G (paga a parte) e GPS integrados. Nesse caso, vitória do Jeep Compass.
Segurança
Com relação aos equipamentos de segurança, o Jeep Compass Limited é equipado de série com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração, Isofix, assistente de partida em aclive e declive, piloto automático, monitoramento de pontos cegos e controle eletrônico anticapotamento. A Ford Maverick traz grande parte dos mesmos equipamentos, e fica devendo apenas os dois últimos itens.
No entanto, a picape ainda adiciona de série alerta de colisão frontal, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática pós-colisão, e sistema de assistência de frenagem, que são oferecidos para o Jeep Compass no opcional Pack High Tech (R$ 9.900). Os dois modelos também trazem tração 4x4, o que aumenta muito a segurança em chuva (no asfalto) e dá ao carro muito mais segurança para transpor terrenos ruins. Vantagem para a picape Maverick.
Bagageiro
O Jeep Compass Limited conta com um porta-malas com capacidade para 476 litros. A capacidade de carga é de 400 kg. Já a picape Ford Maverick conta com uma caçamba de 943 litros. Além disso, a picape importada do México também suporta uma carga útil de 617 kg. Apesar de ser vencedora nesse quesito, é importante destacar que a Ford Maverick não conta com capota marítima de série. Para oferecer uma “experiência de porta-malas”, é necessário incluir a capota rígida elétrica, acessório que custa R$ 7.571 e veda completamente as bagagens da caçamba contra líquidos e poeira. Portanto, no item preço vamos considerar a Maverick com o opcional da capota elétrica vedada.
Preço
A picape Ford Maverick chegou ao Brasil apenas na versão Lariat FX4. Com preço de R$ 239.990, ela não oferece opcionais, mas conta com 18 acessórios de personalização. Como a Ford pretende comparar a picape com o SUV, temos que considerar um babageiro fechado e vedado. Por isso, consideramos que, equipada com a capota rígida elétrica, a picape da Ford chega a R$ 247.561. Já o Jeep Compass Limited é a versão topo de linha do SUV médio, e custa R$ 237.990, ou seja, quase R$ 10 mil a menos.
O modelo oferece como opcionais bancos em couro marrom (R$ 1.700), Pack High Tech (R$ 9.900) e teto solar panorâmico (R$ 8.900), além das tonalidades de pintura metálica e perolizada. Para quem deseja mais apelo off-road, também vale ficar de olho na versão Trailhawk, que custa o mesmo que a Limited 4x4. Vantagem para o Compass nesse quesito.
Pós-venda
O Jeep Compass Limited 4x4 sai de fábrica com garantia de 3 anos de uso, sem limite de quilometragem. As três primeiras revisões do SUV produzido em Goiana (PE) – anuais ou a cada 20 mil km – custam R$ 3.862 somadas. Por outro lado, a nova Ford Maverick também oferece 3 anos de garantia sem limite de quilometragem. Já nas três primeiras revisões – que ocorrem a cada 10 mil km ou 1 ano – o custo total é de R$ 3.372. O vencedor nesse quesito é a picape da Ford.
| Item | Jeep Compass Limited 2.0 | Ford Maverick Lariat FX4 2.0 |
| Potência | 7 | 8,5 |
| Consumo | 7,5 | 6 |
| Multimídia | 9 | 8 |
| Segurança | 9 | 10 |
| Bagageiro | 7,5 | 10 |
| Preço | 3 | 1 |
| Pós-venda | 6 | 6,5 |
| Total de pontos | 49 | 50 |
Conclusão
Por apenas 1 ponto, a picape Ford Maverick venceu o SUV Jeep Compass neste comparativo do Guia do Carro feito pelo repórter João Buffon. Foi um resultado surpreendente, pois a Maverick foi penalizada no consumo (que é mais alto) e no preço (que teve um acréscimo de R$ 7,5 mil devido à cobertura elétrica da caçamba). Afinal, se a Ford pretende que a sua picape concorra com um SUV, o mínimo que ela deve fazer é oferecer uma caçamba totalmente vedada. É uma aposta interessante da Ford, que poderia ter uma vantagem muito maior se a Maverick tivesse pelo menos uma versão mais em conta. Este comparativo mostra que o caminho para o sucesso está aberto. (Sergio Quintanilha)